Planos de Desenvolvimento Integrado
Na quarta-feira (18), o secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, divulgou na reunião do Conselho de turismo do Paraná a aprovação dos Planos de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável – PDITS dos três polos turísticos do estado: Foz do Iguaçu, Litoral e Curitiba; Região Metropolitana e Campos Gerais.
A próxima etapa é a negociação com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) para investimentos de mais de US$100 milhões nos três polos selecionados.
Os planos, instrumentos de promoção do desenvolvimento turístico regional, são requisitos para acesso a linhas de crédito do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, iniciativa do Ministério do Turismo – MTur, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e requisito essencial para a participação de programas de infraestrutura turística do Ministério do Turismo.
Salehl disse também que este é o marco de uma série de revisões de planos do Paraná, que incluíram os outros destinos e municípios, como a Região da Costa Rica no Noroeste, de Xavantes no Norte, da Região Central Estradas & Caminhos, da Rota do Pinhão, Rotas de Fronteira e Norte.