Dia Mundial do Turismo tem um sabor diferente este ano
Após viver a pandemia causada pela Covid19, o turismo volta gradativamente e milhões de pessoas podem viajar e a economia começa a se fortalecer.
Como no mundo, em Foz do Iguaçu, o turismo foi a quase zero. Os atrativos fecharam, os eventos acabaram e centenas de trabalhadores perderam seus empregos. Com a vacinação, a retomada do turismo foi acontecendo gradativamente e no feriadão de 7 de Setembro, o Destino Iguaçu recebeu cerca de 30 mil turistas.
Eu sou jornalista e assessora de imprensa e trabalho na divulgação do setor de turismo a mais de 20 anos. No passado, trabalhei na reconstrução do turismo durante a ação estratégica de marketing, a Gestão Integrada. Este ano, recomeçamos as atividades após 1 ano e oito meses do advento da pandemia e vamos trabalhar fortemente para fortalecer o setor de turismo da cidade.
Através da boa vontade e de ações estratégicas, não será nada difícil reconstruir o setor turístico, com o objetivo de trazer os turistas de volta, pois somos donos de uma das Novas Sete Maravilhas da Natura: as Cataratas do Iguaçu e da Itaipu Binacional, um das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a Itaipu Binacional.
São milhares de pessoas, entre empresários e empregados, que bravamente lutam para alavancar o turismo e desta forma fomentar a economia local para que tenham seus empregos de volta.
Quero dar os parabéns a todos, principalmente aos profissionais que recebem os turistas em nossa cidade e tentam transformar a permanência, numa experiência excepcional.
História da criação da data
O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas, e a sua celebração teve início no ano de 1980. O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro 1970.
A decisão foi tomada no âmbito da terceira reunião da Assembleia Geral da OMT, que aconteceu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979.
De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e também o início da alta temporada no Hemisfério Sul. (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)
Texto e foto
Silvana Canal
Jornalista e Assessora de Imprensa