Cataratas – Sete maravilhas da natureza

Representantes das maravilhas comemoram consagração

Os representantes das sete maravilhas mundiais da natureza, reunidos neste domingo em Puerto Iguazú, Argentina, e em Foz do Iguaçu, no Brasil, decidiram trabalhar em conjunto na promoção turística, para fazer dos sete destinos uma marca global. De início, cada uma das maravilhas irá incorporar à sua publicidade as imagens de todas as demais, enquanto se estuda a criação de um roteiro turístico integrado.
A decisão foi tomada em congresso de representantes de todas as maravilhas naturais, que, além das Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina), incluem a Amazônia, a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, a baía de Halong, no Vietnã, o Parque Natural de Komodo, na Indonésia, e a Montanha da Mesa, na África do Sul.
Ao final do congresso, a fundação suíça New Seven Wonders e os representantes das maravilhas assinaram uma declaração na qual se comprometem a trabalhar em conjunto para “aproveitar as oportunidades que resultam de nossa única e variada presença no mundo”, “promover o turismo sustentável e iniciativas de desenvolvimento econômico e social” e adotar iniciativas em favor de melhorias na educação e no meio ambiente.
O presidente da New Seven Wonders, Bernard Weber, apresentou no congresso o projeto de criação de um memorial para ser instalado em cada um dos atrativos. O monumento incluirá as imagens de todos os outros.
Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, presidente do Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu e representante no Brasil do Comitê Local de Apoio às Cataratas, afirmou que as maravilhas devem atuar em conjunto para aproveitar os benefícios que representam essas “sete grandes marcas, esses sete grandes produtos”.
A intenção é criar um fundo com recursos dos países que sediam os sete destinos turísticos, para divulgação de um roteiro integrado. Um site e um filme irão mostrar as maravilhas, que também terão divulgação comum em todos os eventos de turismo internacionais, como feiras e festivais.
Bernard Weber disse que nas três maravilhas já consagradas – as Cataratas, Puerto Princesa e Baía de Halong – a receptividade da população foi impressionante e a repercussão positiva. No caso das Cataratas, disse, “a campanha mostrou a união dos dois países para a eleição” e comprovou “que a natureza não tem fronteira”.

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