Baden Baden – uma delícia de cerveja
Jornalistas de Foz do Iguaçu criaram o grupo Sexta Insana, por brincadeira e agora o grupo está cada vez mais forte. Nós nos reunimos em períodos esporádicos, ou seja, quando todos têm tempo disponível. O último foi no dia 28 de junho, quando aproveitamos o aniversário da colega e amiga, Fabíula Wurmeister para movimentar a turma. O objetivo da criação da Sexta Insana é provocar o encontro de jornalistas e desta forma viver alguns momentos de lazer e relaxamento
O encontro foi no Iguassu Boulevard e fomos recebidos pelo gerente comercial Jeferson Amorim e pelo diretor geral Carlos Silva. Uma mesa bem preparada e com muitos pratos de salgados, que foi de bolinhos de bacalhau, de camarão, costelinha de porco, tulipa de frango, acompanhada de muitos molhos.
Mas o ponto alto foram as degustações de bebidas, como a cerveja Baden Baden. Eu já tinha provado anteriormente, mas agora tive mais informações, pois tivemos uma aula para depois provar gole por gole. A cerveja é artesanal e a fabrica fica em Campos do Jordão/SP, cidade conhecida como a Suíça Brasileira. Ainda tivemos degustação do vinho cabernet merlot da adega Miolo e o espumante da Moscatel. .
Baden Baden – A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais e a Baden Baden leva frutas vermelhas, canela, além de cereais, principalmente cevada matada. A cervejaria nasceu a partir da ideia de quatro amigos; José Vasconcelos, Aldo Bergamasco, Alberto ferreira e Marcelo Moss e começaram a partir de 1999.
Grupo Sexta Insana |
As cervejas são divididas em 2 grandes famílias: Ales e Lagers. A Ales são cervejas produzidas a partir de cevada maltada e levedura de fermentação alta. Essas leveduras fermentam a cerveja rapidamente, proporcionando aromas e sabores maltados e frutados. As Ales são definidas por suas leveduras a alta temperatura no processo de fermentação.
Exemplos: Baden Baden Weiss, Eisenbahn, Pale Ale, Weizenbier, Golden, 1999, Red Ale e Eisenbahn Kolsch.
As Lagers – As cervejas tipos Larger são, com certeza, as mais consumidas no mundo. De baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clarificando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono.
Exemplos: Baden Baden Cristal, Baden Baden Bock, Devassa Loura, Eisebahn Pilsen, 5 e Dunkel.
Vale a pena a degustação da cerveja. Falo degustação, pois ela é bem encorpada e precisa ser bebida lentamente para sentir todos os aromas e sabores.
Silvana, você acaba de ser confirmada como a promotora de eventos da Sexta Insana. A próxima tarefa será o encontro para assistirmos à final da Libertadores da América. Aguardamos.
Ass.: Insana Fabiula