Reunião trinacional define estratégias da Black Friday Cataratas

Representantes dos setores de turismo e comércio de Foz do Iguaçu/BR, Puerto Iguazu/AR e Ciudad del Este/PY se reuniram na manhã de ontem (18), para definir algumas estratégias sobre a realização da Black Friday Cataratas. O mega evento de vendas será realizado de 29 de novembro a 4 de dezembro pelas três cidades da região da Região Trinacional Iguaçu simultaneamente. Na próxima semana duas novas ações serão realizadas; a apresentação do projeto para o COMTUR, que será no dia 26 de julho e uma reunião com entidades e empresários de Puerto Iguazu, data que ainda será definida.
Com os excelentes resultados da primeira edição da mega liquidação realizada em maio deste ano, tanto em número de visitantes, somatória da venda e mídia espontânea na imprensa brasileira e paraguaia, a Câmara de Comércio da Tecnologia da Informação/CCTI de Ciudad Del Leste/CDE, promotora do evento, percebeu a necessidade de ampliar a área de vendas, propondo a realização do evento nas três cidades de Fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina. “Queremos ampliar, pois o Paraguai gasta em Foz do Iguaçu com saúde, compras de alimentos, calçados e tantos outros produtos. Puerto Iguazu tem uma diversificação enorme que os paraguaios também compram. Então vamos fazer essa integração comercial”, destaque o presidente da CCTI, Elio Haguíuda.
A iniciativa de fazer a mega liquidação nas Três Fronteiras tem o apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, do Iguassu Convention & Visitors Bureau e da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, bem como da Câmara de Comércio, Convention Visitors Bureau e a Secretaria de Turismo de Puerto Iguazu. “Vimos a Black Friday como um novo produto turístico da região Trinacional e que pode fomentar o turismo de lazer, compras e negócios”, define o secretario de Turismo, Felipe Gonzalez.
A Black Friday Cataratas, nome adotado, vai criar um comitê gestor das três cidades nos próximos dias, mas já começa a ganhar corpo, pois está sendo criado um site único, onde terão as informações necessárias e relação de todas as empresas participante do evento.
Também foi criada uma revista, que já está na segunda edição, onde constam informações e relação de lojas do Paraguai. A terceira edição será lançada em breve. A próxima edição já vai trazer a lista de lojas de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu. “O evento visa fomentar o comércio das três cidades, uma vez que cada cidade tem costumes e culturas diferentes, gerando uma diversificação maior de produtos ofertados, além de gerar uma infraestrutura maior para receber os clientes”, defende o vice-presidente da CCTI, Juan Ramirez.
Outra ação que foi discutida em reunião será a divulgação da Black Friday Cataratas nas feiras de turismo que são realizadas no Brasil. O novo produto turístico será apresentado para os agentes de viagem, operadores de turismo e imprensa, que desta forma será difundido para o consumidor final, que é o comprador. “Será de extrema importância difundir pelo Brasil, pois desta forma os hoteis, restaurantes e atrativos turísticos da região Trinacional Iguaçu poderá fomentar a economia, num período que tem uma visitação menor”, pontua o presidente do ICVB, Mauro Sebastiany.
A integração comercial entre as cidades também foi um dos pontos fundamentais para a definição do apoio da ACIFI, uma vez que as fronteiras são próximas e com livre acesso. A cultura associativista também foi levada em consideração pela associação comercial. “Uma das exigências da ACIFI, é que só poderão participar da Black Friday, a empresa que estiver associada em instituições apoiadoras do evento na cidade”, completa o diretor executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo.  (Texto: Silvana Canal/Cannal Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *