Uber faz campanha antirracista com exemplos de situações reais
Para o desenvolvimento da campanha e elaboração de conteúdos educativos, a Uber
promoveu grupos de discussão com usuários, motoristas parceiros e ativistas
Na segunda-feira, 10, a Uber lança uma campanha que convida seus usuários e motoristas parceiros a se tornarem aliados no combate ao racismo. Dividida em duas fases, a ação tem o objetivo de promover conteúdo educativo dentro do aplicativo, usando exemplos de situações reais vividas em viagens.
Na primeira etapa, peças físicas em pontos de ônibus, relógios de rua e postagens em redes sociais mostram frases racistas relatadas pelos motoristas e usuários do app. Já na segunda fase, uma série de vídeos mostra de forma didática como esses exemplos são parte do racismo estrutural e porque ter consciência disso é importante para ajudar a mudar a situação. Os vídeos serão distribuídos dentro do aplicativo, para 23 milhões de pessoas.
O conteúdo educativo das mensagens foi desenvolvido pela ONG Promundo, que é focada na igualdade de gênero e já trabalhou com a ONU, Banco Mundial e OMS.
A campanha faz parte de um compromisso global assumido pela empresa em 2020, com o objetivo de combater o racismo e criar produtos igualitários por meio da tecnologia. (https://www.meioemensagem.com.br/)