Região Oeste do PR terá Parque Aquático
O parque aquático termal de Itaipulândia, município localizado às margens do reservatório da usina de Itaipu, no Oeste do Paraná, será administrado pela empresa Rio Water Planet, do Rio de Janeiro, dona do maior parque termal da América Latina. O parque de Itaipulândia está abandonado desde 2003, por falta de recursos para completar as obras.
Pelo contrato de concessão, assinado com a prefeitura nesta sexta-feira (3), a empresa fluminense se compromete a investir R$ 10,1 milhões para concluir as obras e restaurar as construções existentes. A reforma deve ficar pronta em 90 dias, mas a previsão para a conclusão das obras é de um ano.
O contrato, válido por 20 anos, estabelece ainda que, num prazo máximo de quatro anos, a empresa concessionária construa um hotel na área próxima ao parque, com capacidade para no mínimo 200 leitos.
Empregos e investimentos
Para atender o movimento previsto, de cinco mil visitantes diários, o parque manterá entre 300 e 400 empregados, “todos de carteira assinada”, como afirma o presidente da Rio Water Planet, Cleilton Ferreira de Menezes. Sem contar os funcionários do hotel, numa etapa futura.
O secretário de Turismo e Lazer de Itaipulândia, Rodison José Scarpato, diz que uma das condições da concessão é que 80% da mão de obra seja contratada dentro do próprio município. Ele prevê que o perfil da economia de Itaipulândia vai se inverter, com o turismo tornando-se a principal receita do município – hoje, é a agricultura que responde por 70% da arrecadação. (com assessoria)