Hospital Costa Cavalcanti adquire 23 bonecos de simulação realística para realização de treinamentos
Equipamentos fazem o papel de um paciente real e permitem aos profissionais
vivenciarem, na prática, situações diversas.
Para aperfeiçoar a assistência prestada aos pacientes e, assim, garantir maior segurança e qualidade no atendimento, profissionais do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, participam, frequente, de treinamentos promovidos na instituição. Agora, os cursos contarão com um equipamento importante e que vai contribuir no aprendizado das equipes: 23 bonecos de simulação realística. Os itens serão utilizados pela equipe de Educação Continuada do centro hospitalar.
Importados, os bonecos simulam um humano com sinais vitais, respiração, oxigenação, pulso, entre outras funções. Os equipamentos permitem, ainda, um aprendizado do suporte básico ao avançado. Com a ajuda de um tablet específico, a equipe pode definir diversos cenários em que os profissionais precisam atuar. É possível simular, por exemplo, uma intubação, ou outros casos em diferentes níveis de complexidade.
A Educação Continuada atua com aulas dinâmicas, nas quais além da parte teórica, os participantes realizam a parte prática. “Nós acreditamos muito na formação de conhecimento pela prática, então buscamos sempre oferecer algo além dos estudos, para que os profissionais possam exercer a atividade em um cenário real”, falaram os responsáveis pela área, os enfermeiros Alexandre Mazaron, Fernando Souza e Helton Farias.
Os bonecos servirão para prática das equipes de todas as áreas da instituição. “São investimentos que passam pela atualização tecnológica do HMCC e o compromisso de oferecer cada vez mais capacitações aos nossos profissionais, com foco na segurança do paciente. São materiais próprios que estarão à disposição em treinamentos realizados para nossas equipes”, destacou o diretor técnico do centro hospitalar, Dr. Rodrigo Romanini.