Um giro pelo mundo da enologia
Black Friday da Miolo – Uma semana inteirinha com descontos progressivos nas compras de vinhos e espumantes da Vinícola Miolo. Todas as linhas do portfólio farão parte da ação que contemplará todos os canais de venda: varejo, e-commerce e televendas. A expectativa para a Black Friday e Black Week é que a proposta seja bem recebida pelos apreciadores da bebida de todo o país, especialmente no e-commerce. O esquenta Black Friday Miolo vai ser de 1º a 20 de novembro em preparação para a Black Week, de 21 a 29 de novembro. Na sexta-feira, 27, acontecerá a Black Friday Miolo. Para saber das promoções é necessário acompanhar as redes sociais da marca e a loja virtual.
Coleção de prêmios – A Cave do Sol chega como uma novidade em enoturismo no Vale dos Vinhedos, também exibindo a qualidade de seus vinhos, espumantes e sucos de uva. O reconhecimento é uma consequência ao trabalho desenvolvido do vinhedo ao mercado, permitindo à vinícola começar sua coleção de prêmios. Depois do Brazil Wine Challange, único no país com chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), agora é a vez da 9ª Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) e 4ª Grande Prova Sucos de Uva do Brasil fazerem jus à produção da marca. O Suco de Uva Tinto Integral Solar do Vale conquistou a maior distinção com 93 pontos, ou seja, Duplo Ouro.
Terroirs do Brasil – A Miolo Wine Group segue arrematando prêmios na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB). Este ano, 29 rótulos foram destaque, superando os 26 do ano passado. São vinhos, espumantes e sucos de uva que carregam o terroir do Vale dos Vinhedos, Campanha Central, Campanha Meridional e Vale do São Francisco – no Rio Grande do Sul e na Bahia -, onde a empresa está presente com quase 1.000 hectares de vinhedos próprios e unidades de vinificação. Com este desempenho, a marca reforça o potencial do Brasil em elaborar produtos de qualidade em diferentes regiões do país. Além de ser Campeã nas categorias Suco de Uva Integral Branco e Branco Cortes, a vinícola também comemora a conquista de três Duplo Ouro e 12 Ouro.
Homenagem – O Dia do Enólogo foi celebrado em 22 de outubro, data que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) completou 44 anos, mas ao contrário de anos anteriores a entidade optou por não realizar o tradicional encontro dos associados em razão da pandemia da Covid-19. Com esta mudança, a escolha do Enólogo do Ano foi adiada, mas não cancelada. E diante da ‘Safra das Safras’ a Associação resolveu encerrar 2020 fazendo esta homenagem a quem se dedica o ano todo do vinhedo à garrafa. Eleito pelos colegas de profissão, o Enólogo do Ano 2020 será conhecido em dezembro. Os associados podem votar pelo site www.enologia.org.br até o dia 20 de novembro.
Vinho vegano – O Brasil chegou a 2020 com quase 30 milhões de vegetarianos, segundo dados do Ibope, sendo sete milhões veganos. Este número dobrou nos últimos seis anos e a tendência é seguir em crescimento. O movimento reflete a mudança no comportamento de consumo das pessoas, cada vez mais preocupadas com a saúde, o meio ambiente, os animais. A Miolo Wine Group, sempre atenta ao mercado consumidor e comprometida com técnicas e processos responsáveis, tanto do ponto de vista social quanto ambiental, há anos tem 100% de sua produção de vinhos e espumantes vegana, ou seja, isenta de agentes de origem animal. Com registro na mais antiga organização vegana do mundo, a Miolo exibe no contrarrótulo de seus produtos o Selo da The Vegan Society, reconhecida International Vegetarian Organization. Isto significa que todos os vinhos e espumantes são livres de componentes de origem animal utilizados de forma comum nos vinhos no mundo todo. Parece estranho, mas muita gente não sabe que a maioria dos vinhos no mundo possuem agentes de origem animal. O exemplo mais habitual é o uso da albumina (clara de ovo), caseína (proteína do leite) ou gelatina (origem bovina ou suína), utilizados na clarificação do vinho. Na Miolo, este processo é feito com agentes de origem mineral, garantindo o consumo seguro para quem opta pelo estilo de vida vegano.
Espumante Moscatel Rosé – O verão 2021 agora está completo. Chegou o Almadén Moscatel Rosé, o quarto espumante da marca que está há 47 anos no Brasil, desde 2009 integrando a Miolo Wine Group. Descomplicado, versátil e com a cor e a refrescância que a estação mais quente do ano exige, este espumante é elaborado com uvas Moscato Itália e Moscato de Hamburgo, cultivadas nos vinhedos próprios no Vale do São Francisco, onde o terroir é perfeito para bebidas tropicais. Agora, a família de espumantes Almadén, além do Brut, Brut Rosé e Demi-Sec, ganha o Moscatel Rosé, ideal para sobremesa ou como aperitivo. Elaborado pelo método Asti, é leve, descontraído e tem baixa graduação alcoólica. Seu aroma frutado e atraente coloração rosada evidenciam sua casualidade. As borbulhas são abundantes e persistentes e seu aroma delicado traz frutas como morango, cereja e amora. Mas a grande refrescância se sente na boca. Fácil de beber, super leve, adocicado e extremamente frutado, é um espumante que deve ser apreciado numa temperatura entre 4° e 6°C. Sua harmonização combina com pratos leves. A versatilidade do espumante também permite variações com a preparação de drinks, dos mais simples aos mais elaborados, dependendo do momento.
Vinhos premiados – Embora cada apreciador tenha suas preferências, os vinhos premiados são experiências reconhecidamente agradáveis. Veja três opções:
1. Espumante Casa Perini Moscatel. Considerado, em 2017, o quinto melhor vinho do mundo pela revista World Ranking of Wines & Spirits, o Casa Perini é um dos grandes destaques do mercado brasileiro. Produzido na Serra Gaúcha, é um espumante de coloração perolada, aroma de flores e frutas e paladar doce e fresco.2. MontGras Antu Cabernet Sauvignon 2017. Premiado com 90 pontos no Guia Descorchados, o maior evento de vinhos sul-americanos, é um tinto produzido em Colchagua, região vinícola conhecida por ser a mais conceituada e audaciosa do Chile.3. Monte Da Ravasqueira Reserva Tinto 2015. Vencedor da medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas, é um blend de uvas Syrah e Touriga Nacional. Com aromas delicados de frutas negras, chocolate e madeira, mostra-se bem estruturado no paladar, sendo composto por taninos firmes e sofisticados.