Um city tour pela história de Foz do Iguaçu
No feriado da Independência, acompanhei o jornalista Mauro Picini e equipe da Ric/TV, a convite de Garon Picelli da Loumar Turismo.
Poderíamos ficar em casa reclamando sobre a pandemia, mas se formos ser justos, nos certificamos que toda a adversidade, tem o lado positivo. Nesses seis meses reclusos em nossas casas e com a liberdade bastante limitada, nós arrumamos tempo para fazer uma infinidade de coisas, que foi além da faxina da casa e ganho de peso. Então, por que não fazer turismo nos atrativos turísticos da cidade? Temos tantos lugares que pode ser visitados. Então, vamos turistar?
Eu confesso que me redescobri durante essa pandemia e fiz artesanatos, reorganizei minha horta de ervas medicinais e temperos, assisti e revi muitos filmes e séries, além de colocar a leitura em dia, mas eu também fui fazer turismo. Já fui no Parque das Aves, Cataratas do Iguaçu e me sentei em praças, só para observar.
Marco das Três Fronteiras Mauro Picini do Ver Mais/RicTV Ponte da Amizade ao fundo
No feriado de 7 de Setembro, fiz o passeio com a Iguassu City Tour. No ônibus panorâmico, andamos por ruas da cidade e podemos observar calmamente, muitas coisas que a gente não conseguia mais enxergar, por conta da correria do dia a dia.
Constatei que nossas ruas e avenidas são lindas, tem flores, muitas árvores, apesar do clima seco. Temos belíssimas arquiteturas, cores, prédios novos e antigos e os carros estavam menos velozes no trânsito.
Fui a pontos de turismo que eu não visitava a décadas, como foi o caso da primeira parada que fizemos embaixo da Ponte da Amizade. Esse foi o local que eu gravei minha primeira passagem de vídeo, numa reportagem, que era tarefa de faculdade.
Equipe RicTV com amigos Albayan Doceria Árabe Doce e café
Fomos conversar e interagir com empresários do comércio na frente da Mesquita. Entramos na Loja Kapadokia e fomos muito bem recebidos. O local é mais que uma loja, é um verdadeiro museu com muitas histórias e costumes árabes.
Depois foi a vez de dar uma paradinha na Albayan Doceria Árabe, que tem uma variedade de doces com misturas de ingredientes que vai do pistache, açafrão, caju, nozes, amendoim, que pode ser acompanhado por um delicioso café (sem açúcar, é claro)
O city tour foi conduzido pelo guia Elmo Junior que mostrou muito mais que os prédios e atrativos, mas ressaltou a cultura e histórias, como Santos Dumont, primeiro prefeito de Foz do Iguaçu, Jorge Schimmelfeng, Alvar Nuñuz Cabeza de Vaca e tantos outros.
Você sabia que Walt Disney se hospedou no antigo Hotel Cassino, onde hoje funciona o Senac? Pois então. O criador da Disney, se hospedou num dos apartamentos, que tem sacada e visão para o Rio Paraná, em 1941. Isso aconteceu quando Walt Disney fazia uma viagem pela América Latina e veio de Buenos Aires/AR, voando pela PanAm. Vsler lembrar, que este mesmo hotel também hospedou dois presidentes da República do Brasil: Getúlio Varga e Jucelino Kubitscheck.
Pose para a foto Danças típicas Chopp no pôr do Sol
O roteiro do City Tour, inclui vários outros pontos da cidade e termina no Marco das Três Fronteiras, onde se pode conferir o pôr do sol, ver a arquitetura espelhada nas reduções jesuíticas, degustar a culinária e ainda matar a cede com um delicioso choppinho.
Espetáculo – Eu já tinha assistindo ao show que é apresentado no Marco das Três Fronteiras, mas confesso que desta vez eu fiquei ainda mais encantada. As roupas, as performances e o excelente gingado de cada dançarino, me fez viajar no tempo. O city tour vale muito a pena.
Roteiro do City Tour
O passeio tem início na Avenida Brasil e segue pelo centro histórico de Foz do Iguaçu passando pelo 34º Batalhão Exército, Gresfi (Antigo Aeroporto), Avenida Venezuela, Avenida Beira Rio, Vila Portes, Ponte da Amizade, Mercado Municipal (em construção), Gramadão da Vila A, Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Avenida Paraná, Bairro da Comunidade Árabe (Doceria Albayan, Loja Kappadokia, Kiberia) e Marco das Três Fronteiras. Entre esses locais, paradas para fotos, contação de história e show cultural no Marco das Três Fronteiras, o passeio tem duração média prevista de 05 horas.
Mais informações:
Liga para (45) 3521 4000 e não deixe de aproveitar para fazer este passeio. Leve os filhos, pois tenho certeza que eles vão adorar conhecer esse lado de nossa história da nossa maravilhosa cidade.