TURISMO IGUAÇU
Foz foi a principal entrada de estrangeiro por terra Copa do Mundo
Turistas internacionais que viajaram de carro, ônibus, vans e motorhomes para a Copa entraram, principalmente, por Foz do Iguaçu
O estado do Paraná foi uma das principais portas de entrada terrestre dos estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo. Durante o período da competição, pelo menos 15,4 % dos visitantes internacionais entraram no Brasil por fronteira terrestre, entre eles os argentinos e chilenos.
Conforme os dados da pesquisa do Ministério do Turismo, feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), parte dos estrangeiros que deram entrada no Brasil por fronteira terrestre chegou por Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná. E mais da metade deles fez a viagem em carro próprio (52,9%), outros 24,2% vieram através de linhas regulares de ônibus, e ainda outros 10,3% em ônibus urbanos locais. Os viajantes também usaram vans, ônibus de turismo, taxi, motos e motorhomes.
Curitiba, que realizou quatro jogos do Mundial, foi a cidade paranaense que mais recebeu estrangeiros, com 7,5 % dos visitantes internacionais, e foi a 11ª cidade mais visitada no País. A primeira foi o Rio de Janeiro e a segunda São Paulo. Logo atrás de Curitiba está a cidade de Foz do Iguaçu, em 12º lugar, que perdeu em visitação apenas para as cidades-sedes da Copa, com exceção de Manaus, com menos visitantes do que Foz. Outras cidades paranaenses citadas pelos estrangeiros foram Paranaguá, Cascavel, Londrina e Maringá, entre outras.
O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu e a maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, que tem a maior geração de energia do planeta, são dois dos atrativos que chamam a atenção dos turistas estrangeiros e brasileiros. Um levantamento da administração do parque mostra que o lugar recebeu representantes de 30 dos 32 países que disputaram o Mundial – e que mais de 18 mil estrangeiros estiveram no local no período de 1º a 17 de junho.
Em relação a avaliação dos estrangeiros sobre a infraestrutura da Curitiba, o índice de satisfação ficou acima de 90% em itens como segurança pública, serviço de taxi e transporte. Já itens como hospitalidade, diversão noturna, gastronomia e restaurantes também receberam citações positivas acima de 92%. Pelo menos 95% dos estrangeiros disseram que tem intenção de retornar ao Brasil.