Turismo

Um jardim formado por muitos espinhos
O jardim é formado por centenas de espécies de cactos, com 
espécies minúsculas a gigantescas.
O Recanto dos Cactos não é novidade em Foz do Iguaçu, mas você já conhece? Eu mesmo só fui conhecer porque levei uma amiga, que visitava a Terra das Cataratas. Essa é uma dica boa pra fazer num final de tarde, mas eu recomendo; não deixem as crianças soltas. Os espinhos estão por todos os lados e se não tiver cuidado, o que seria um passeio para se distrair, poderá se transformar num grande contratempo.
O jardim é formado por 1800 de espécies, que vai desde o minúsculo até os gigantes, com aproximadamente três metros de altura. A visita foi feita no mês de agosto, então poucas espécies estavam floridas, mas no verão, muitas plantas desabrocham suas flores, deixando o local ainda mais colorido e encantador. “Eu nunca vi algo tão espetacular e de tamanha beleza. Nunca imaginei encontrar algo tão bonito e organizado como este jardim, e de cactos!”, declara a turista de Aracaju/SE
A turista de Aracaju Ligia Menezes
de Almeida tirou dezenas de fotos
Entre as espécies mais comuns está o Mickey Mouse, por lembrar as orelhas do personagem infantil; brasileirinho pelas cores verde e amarelo e árvore de Natal por ser verde com flores vermelhas. “Eu comprei todas as mudas no Brasil, mas não sabemos identificar o nome ou espécie porque não tem livros que posam nos ajudar”, explica Marlene Parzewski. “Um grupo de biólogos veio aqui para fazer um estudo, mas já se passaram seis anos e nunca mais voltaram”, completa.
Segundo o jardineiro Adolfo, não é nada difícil cultivar os cactos, basta ter terra vegetal, areia e adubo específico. Na época de clima seco, o jardineiro rega as plantas para deixar ainda mais viçosas e no dia a dia retira folhas secas, faz algum tipo de poda quando se faz necessário.
O Recanto dos Cactos já tem 14 anos e foi criado por dona Marlene, que um dia sonhou que tinha comprado o terreno ao lado de sua atual propriedade e feito um jardim de cactos. O sonho se realizou, até porque, o interesse por essa planta começou ainda muito cedo, quando era criança. Um dia viu alguns vasinhos feitos pela mãe, e isso a encantou.
Marlene Parzewski, dona do recanto
Estrangeiros – Apesar do atrativo turístico não estar na prateleira da maioria das agências de viagens, muitos estrangeiros descobrem que Foz do Iguaçu tem esse belíssimo jardim com plantas exóticas, através das internet. Vão até lá, aleatoriamente e passam longo tempo fotografando, observando e analisando as espécies. “Nunca tive problemas com os turistas estrangeiros porque eles são educados, interessados e cuidadosos. Já os brasileiros vêm aqui e não querem pagar pela visita”, declara dona Marlene, que foi na Secretaria de Turismo para registrar esse descaso.
Serviços: O Recanto dos Cactos está localizado no bairro Jardim Iguaçu, na Rua Acácio Pedroso, 625. O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14 às 18h. Sábados, domingos e feriados é precisa marcarpara dona Marlene abrir o cactário. Telefone para contato é (45) 3523-2143.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *