Foz do Iguaçu se prepara para a 45ª Fartal e celebra tombamento de ícones históricos

Feira de Artesanato, Turismo e Alimentos será realizada em junho e ganha reforço simbólico com reconhecimento do Marco das Três Fronteiras e da antiga Câmara como patrimônios culturais


A cidade de Foz do Iguaçu, internacionalmente conhecida por suas belezas naturais e rica diversidade cultural, se prepara para receber mais uma edição da Fartal – Feira de Artesanato, Turismo e Alimentos. O evento, em sua 45ª edição, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho, no CTG Charrua, com uma programação que promete movimentar o turismo local e valorizar a produção artesanal e gastronômica da região.

Durante a solenidade de lançamento da Fartal, realizada na segunda-feira, 19 de maio, a Prefeitura também anunciou o tombamento de dois importantes marcos históricos da cidade: o prédio da antiga Câmara Municipal, na Praça Getúlio Vargas, e o Obelisco do Marco das Três Fronteiras – um dos maiores símbolos da união entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Estiveram presentes no evento o prefeito General Silva e Luna, o presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, e o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (CEPAC), Pedro Louvai e várias autoridades so município. “Este é o primeiro tombamento na cidade. Um reconhecimento mais do que merecido, pela história de Foz do Iguaçu”, destacou o prefeito.

A feira contará com 17 espaços comerciais em tendas e 17 vagas para food trucks. Os interessados em participar devem protocolar a inscrição presencialmente na sede da Fundação Cultural entre os dias 19 e 23 de maio. A seleção será feita por ordem de chegada, respeitando os critérios do edital disponível no site da prefeitura. Caso a demanda supere as vagas, será formado um cadastro reserva.

Além de movimentar a economia criativa local, a Fartal é um atrativo turístico por si só, reunindo produtos típicos, culinária regional e apresentações culturais em um ambiente que reflete a pluralidade de Foz. Com o reforço da importância histórica do Marco das Três Fronteiras e da antiga sede do legislativo municipal, o evento ganha ainda mais simbolismo.

O Obelisco do Marco das Três Fronteiras remonta ao tempo das missões jesuíticas e das disputas territoriais entre os impérios coloniais. O atual tombamento reconhece não apenas sua relevância histórica, mas também o papel de Foz como um espaço de convivência pacífica entre os povos. “Este ato não apenas preserva a memória coletiva, mas também reforça a importância da convivência pacífica entre as nações”, ressaltou Dalmont Benites.

Já o prédio da antiga Câmara Municipal, com sua arquitetura modernista e elementos preservados como a escadaria helicoidal e os terraços com floreiras, será mantido como um símbolo da institucionalidade e da identidade arquitetônica local. O tombamento reconhece o edifício como patrimônio que precisa ser valorizado pelas futuras gerações.

A Fartal 2025 não será apenas uma feira, mas uma verdadeira celebração da identidade iguaçuense, unindo tradição, arte, gastronomia e memória em um só lugar. Para quem visita Foz do Iguaçu nesse período, além das Cataratas, da Itaipu e do Marco das Três Fronteiras, a feira se torna uma parada obrigatória no calendário cultural e turístico da cidade.

LEGENDA da foto de capa: Autoridades do município fizeram o lançamento da Fartal e anuncio do tombamento de ícones históricos, no Marco das Três Fronteiras.

Silvana Canal MKT com SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *