Expedição do Conhecimento ganha nova fase e leva educação ambiental a 434 municípios
Projeto da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec vai encerrar o ano com quatro caminhões adaptados que percorrerão o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A caravana começou em Foz do Iguaçu e será voltada especialmente às escolas municipais.
Foz do Iguaçu foi o ponto de partida para a nova fase da Expedição do Conhecimento, uma iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec. Lançada oficialmente na terça-feira (13), no Gramadão da Vila A, a ação conta agora com quatro caminhões temáticos, adaptados como unidades móveis de educação ambiental, que irão percorrer os 434 municípios atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Com foco em temas como água, energia e sustentabilidade, o projeto visa levar conhecimento de forma lúdica e interativa às comunidades, principalmente para crianças da rede pública. “A expedição é uma maneira de alcançar os lugares mais distantes e mostrar, com linguagem acessível, a importância da educação ambiental”, explicou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
Escolas como protagonistas
Os dois primeiros caminhões já estão circulando. Um deles permanecerá aberto à visitação no Gramadão até o fim da semana, enquanto o outro segue para o Mercado Público Barrageiro. Em julho, mais dois veículos se juntarão à frota.
Durante as visitas, os alunos percorrem espaços temáticos com atividades que vão desde a observação de células ao microscópio, até vídeos educativos sobre rios voadores, biomas brasileiros e fotossíntese, sempre guiados por monitores. No encerramento, uma descida no tobogã simboliza a transformação provocada pela experiência.
A Escola Municipal Josinete Holler foi a primeira a participar da nova etapa. Com olhos curiosos e muita empolgação, 25 crianças entre 8 e 10 anos — além de quatro estudantes da classe especial — exploraram o caminhão com entusiasmo. “Eles ficaram encantados, e isso repercute em sala de aula. Vamos aproveitar o conteúdo nas aulas de ciências e outras disciplinas”, contou a professora Anne Michelle Vergara.
A aluna do 3º ano, Sophie Emanuely Correia Ibanez, de 8 anos, destacou a importância de cuidar do planeta. Já sua colega, Luiza Fernandes Telles, também de 8 anos, lembrou com alegria de tudo que viu — e da tão esperada descida no tobogã.
Educação que transforma
A nova estrutura é fruto da ampliação do projeto, criado em 2020 com apenas uma unidade móvel. “Com a expansão da área de atuação da Itaipu, sentimos a necessidade de fortalecer a atuação da expedição”, comentou o diretor de Coordenação, Carlos Carboni.
Para o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, o engajamento dos professores é essencial. “O caminhão estimula a aprendizagem prática, mas o aprofundamento ocorre nas escolas. É uma parceria com grande potencial transformador.”
Além das visitas presenciais, a experiência começa com a exibição de um vídeo institucional sobre a Itaipu e o programa “Mais que Energia”. Em seguida, entra em cena o Territo, personagem animado em forma de planeta Terra, que guia as crianças pela jornada científica.
Até o final do ano, os quatro caminhões percorrerão dezenas de cidades, levando ciência, conscientização e diversão a milhares de crianças — mostrando que, com informação, é possível formar cidadãos mais atentos ao futuro do planeta.