Turismo no Paraná mantém crescimento e ocupa 4ª posição nacional

Setor avança 7,1% no acumulado de 12 meses, impulsionado por gastronomia, transporte e eventos

O turismo no Paraná registrou uma queda de 5,5% em janeiro de 2025 na comparação com dezembro de 2024, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Essa retração era esperada devido ao deslocamento de turistas para outros destinos após as festas de fim de ano. Ainda assim, o estado teve um desempenho melhor que a média nacional, que caiu 6,4% no mesmo período.

No acumulado entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, o turismo paranaense cresceu 7,1%, superando a média nacional de 3,8%. Esse avanço garantiu ao Paraná a quarta posição no ranking brasileiro, ficando atrás apenas do Pará (+10,5%), Santa Catarina (+9,4%) e Bahia (+9,3%).

O crescimento expressivo foi impulsionado pelo aumento das receitas em setores como restaurantes, transporte aéreo, hospedagem, buffets, espetáculos e agências de viagem. “O fortalecimento do setor de serviços, aliado à baixa taxa de desemprego e à melhoria da infraestrutura turística, tem consolidado o Paraná como um destino cada vez mais atrativo”, destaca Lucas Dezordi, economista da Fecomércio PR.

Com assessoria Fecomércio
Foto: Marcos Labanca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *