Feriados prolongados em 2025 impulsionam viagens e aquecem o turismo no Brasil


Serão dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. Foz do Iguaçu já se prepara para receber os turistas que vai aproveitar as datas para visitar a Terra das Cataratas.  

O calendário de 2025 traz boas notícias para o setor de turismo no Brasil, com dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. Os brasileiros já estão se programando para aproveitar as folgas, movimentando destinos de norte a sul do país e trazendo otimismo ao setor. Turistas escolhem Foz do Iguaçu pelos inúmeros atrativos, que reúne turismo de aventura, observação, compras no Paraguai e a gastronomia Argentina. A hotelaria da região, que vai desde o hotel econômico, quatro estrelas, luxo e diversos resorts estão capacitados e preparados para receber esta demanda com conforto.  

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), houve um aumento de 25% na procura por viagens nos feriados. Destinos turísticos e pacotes de curta duração têm sido preferência entre os brasileiros, reforçando a importância do turismo doméstico na economia regional. “O turismo gira a economia e ele dá uma empregabilidade enorme porque não é feito de máquinas, ele é feito de pessoas. A gente precisa de pessoas em todos os lugares: segurança, camareira, garçons, guias de turismo, motorista para fazer o receptivo e artesanato”, ressalta Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens

Viagem planejada

Os agentes de viagens alertam que planejamento é a chave para aproveitar os descontos. “Quanto mais distante a data, melhor o desconto. Por exemplo, pacotes para a Páscoa podem ser encontrados com uma redução de cerca de 10% ou mais”, declara Alessandro Neumann da operadora Neumann de Foz do Iguaçu. Por ser um destino bastante procurado, a viagem planejada com antecedência pode oferecer boas surpresas tanto na compra da passagens aéreas e também descontos atrativos em hospedagem. “Planejar com antecedência pode gastar muito menos”, confirma Neumann.

Para muitos viajantes, os feriados são mais do que uma oportunidade de descanso; são uma chance de curtir a família e recarregar as energias. “Não dá para viver só do trabalho, a gente tem que descansar um pouco”, dizem os turistas que já estão de olho nas próximas oportunidades de viagem.

Com o setor se organizando para atender à demanda, 2025 promete ser um ano movimentado para o turismo nacional, beneficiando desde grandes destinos até pequenas cidades turísticas, que ganham destaque durante os períodos de folga prolongada.

Investimento em qualificação profissional e infraestrutura

Foz Plaza Hotel

O turismo de Foz do Iguaçu está ganhando cada vez mais destaque entre os brasileiros, especialmente agora com o apoio das companhias aéreas e do governo federal. A expectativa é de um aumento significativo no número de visitantes, particularmente nas regiões turísticas da cidade. “A mão de obra está mais qualificada, e a exigência por um serviço de maior qualidade cresce. Isso levará a um aumento nas contratações e na especialização dos profissionais. Além disso, novos empreendimentos estão surgindo na cidade, e alguns hotéis, como o nosso, estão reativando serviços e colocando-os à disposição dos clientes, o que exige ainda mais profissionais capacitados”, destacou Carlos Silva, hoteleiro e proprietário do Foz Plaza Hotel, localizado no centro de Foz do Iguaçu.

A região Trinacional é reconhecida como um destino de relevância internacional, é visitada por turistas de mais de 180 países. Para atender à demanda nacional e internacional, a cidade vem aprimorando suas estruturas e a qualidade na prestação de serviços.

Capacitação – Outro ponto importante é o trabalho conjunto das entidades locais, como o Centro de Capacitação do Sindhotéis, que a partir de 2025 estará focado na formação, qualificação e acompanhamento da mão de obra da hotelaria e gastronomia. “Esse apoio das entidades nos deixa muito contentes, pois demonstra o esforço coletivo para oferecer o melhor aos nossos visitantes”, finalizou o hoteleiro, que também é vice-presidente do sindhotéis.

Texto: Silvana Canal MKT
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *