Projeto Amigos do Ecomuseu e do Refúgio em Ação premia participantes

Alunos de quatro colégios estaduais que participaram das atividades durante o ano receberam tablets, smartwatches e fones de ouvido sem fio

O projeto Amigos do Ecomuseu e do Refúgio em Ação, formulado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, encerrou as atividades do ano no último sábado (30) durante o Festival Iguassu Inova, com uma cerimônia de entrega de premiações e certificados aos alunos que participaram durante o ano das oficinas temáticas e apresentaram trabalhos.

O evento contou com a participação da coordenadora de Educação do Itaipu Parquetec, Andressa Marlise Xavier de Souza e da representante da Itaipu Binacional, Michelly Reis Laurindo. O projeto realizou ao todo seis oficinas com temas específicos, nos espaços dos colégios e nos espaços de Educação Ambiental da Itaipu: “Eu, Divulgador Científico”; “Eu, Manipulador Farmacêutico”; “Eu, Apicultor Artista”; “Eu, Jornalista Documental”; “Eu, Catalogador de Espécies” e “Eu, Curador de Museu”.

“O Amigos do Ecomuseu e Refúgio em Ação, além de proporcionar a popularização dos espaços educadores da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, traz a sensação de pertencimento e permite que os participantes possam trabalhar a cultura científica, utilizando metodologias ativas nas atividades propostas. Por onde passa o projeto tem sido um grande sucesso”, contou Andressa.

Trinta e nove alunos dos colégios Pioneiros (Jardim São Paulo), Professor Flávio Warken (Vila C), Paulo Freire (Vila C) e Monsenhor Guilherme (Centro) foram premiados. Os estudantes receberam prêmios para os 1º, 2º e 3º lugares em cada turma do programa “Melhores Amigos em Ação”, com os respectivos prêmios sendo um tablet, um smartwatch e um fone de ouvido sem fio. Todos os participantes receberam certificados. Além disso, os alunos que completaram os nove vídeos do Desafio Itaipu receberam um Kit.

Sobre o projeto

O projeto Amigos do Ecomuseu e do Refúgio em Ação faz parte do III Convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade, firmado entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec. Ele promove oficinas para 300 adolescentes, baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, abordando temas como tecnologia, energia, meio ambiente, sustentabilidade, saúde, arte e cultura.

O tema transversal é o método científico, que utiliza a pesquisa científica como estratégia de aproximação deste público, incentivando a participação na FIciências (Feira de Inovação de Ciências e Engenharias), um espaço no qual estudantes podem apresentar ideias criativas e inovadoras, relacionadas à ciência. O projeto tem o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *