Estudantes de Turismo da Unioeste vencem a 13ª edição do Hackatour Cataratas
Maratona tecnológica terminou neste domingo (3), com o desafio de desenvolver projetos inovadores em pouco mais de 50 horas.
Uma plataforma para captar o perfil dos clientes e, assim, oferecer experiências personalizadas em um destino. Em linhas gerais, esse é o objetivo do Sistema Turístico de Experiência para Lugares e Atrativos (Stela), o projeto vencedor da 13ª edição do Hackatour Cataratas.
O resultado da maratona tecnológica, realizada de forma híbrida, foi anunciado neste domingo (3) durante a cerimônia de encerramento na UniAmérica Descomplica, em Foz do Iguaçu (PR).
Os autores do projeto vencedor são os estudantes do curso de Turismo da Unioeste, Otávio Batista, Júlia Sobral, Gabriel da Silva e Tainá Bueno, além de Rodrigo Matias, que integrou a equipe remotamente.
O grupo, além de receber R$ 5 mil em dinheiro e uma viagem nacional, terá a oportunidade de acelerar suas ideias com o apoio do Sebrae e do Itaipu Parquetec, além de participar do Salão de Tecnologia e Inovação do Festival das Cataratas, que ocorre em junho de 2025.
Segundo Júlia Sobral, a intenção agora é aprimorar o projeto com a integração de uma assistente virtual para recomendar os melhores lugares de acordo com os gostos pessoais dos usuários. “Esperamos muitas conquistas para o futuro”, afirmou. Esta foi a primeira vez que o grupo participou de um hackathon, essa modalidade de maratona.
Em segundo lugar ficou o grupo New Destiny, composto por Lucas de Oliveira This, Thalia Josieli dos Santos Arevolos e Phelipe Raphael dos Santos. Como prêmio, eles receberão R$ 3 mil e um tablet Samsung A7 Lite.
Já na terceira colocação, ficou o grupo “Trip & Tour Connect”, com os integrantes Sabrina Taina dos Santos, João Pedro Martins, Ellen Lopes e Débora Czaban. As três equipes melhores classificadas também receberão convites para jantar no Rafain Churrascaria Show.
Avaliação positiva
Para Mayara Angeli, presidente do Instituto IDESTUR, o que mais se destacou nesta edição foi o empenho dos participantes e a capacidade de assimilação dos conteúdos transmitidos pelos palestrantes e mentores. “A dedicação e o comprometimento de todos foram determinantes para o sucesso desta edição”, comentou.
A coordenadora do evento, Elaine da Luz, ressaltou que o Hackatour foi uma experiência incrível e única, que reuniu mentes criativas e apaixonadas pela inovação em turismo. “Durante essas 50 horas intensas de maratona, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e colocar em prática ideias inovadoras, participando de oficinas e sessões práticas que nos inspiraram e desafiaram a cada momento”, destacou.
Elaine também mencionou que “o Hackatour não é apenas uma competição; é um espaço de transformação e aprendizado que fortalece o turismo e impulsiona novas perspectivas para o setor.”
O trabalho dos mentores foi um diferencial do evento. Para Tainá Bueno, integrante da equipe vencedora, essa ajuda foi essencial. “Só conseguimos definir realmente o que iríamos fazer hoje (domingo). Dois mentores nos ajudaram a expandir nossa visão e deram uma direção para nós”, acrescentou.
O Hackatour Cataratas é organizado pelo IDESTUR (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos) e realizado em parceria com o Sebrae Startups, Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional. A iniciativa é patrocinada pelo Fundo Iguaçu e conta com apoio estratégico do Summit Tour 5.0, Festival das Cataratas, Grupo Cataratas e Descomplica UniAmérica. Além disso, instituições acadêmicas como UFPR, Unioeste, Unicentro, IFPR e UTFPR também colaboram com o evento.
A próxima edição do evento deve ocorrer em abril de 2025.