Cidades da tríplice fronteira recebem o 3 Margens Festival Latino de Cinema
Em sua sexta edição, é o maior festival audiovisual da região com temáticas e interesse na produção e integração latina
As cidades ao redor da tríplice fronteira receberão, de 15 a 20 de novembro, o 3 Margens Festival Latino Americano de Cinema. É a sexta edição do festival, que teve início em 2017 na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) e atualmente tem caráter internacional, estendendo atividades para Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai).
Nas cinco edições, o evento exibiu 250 filmes, muitos deles inéditos no Brasil. Em 2019 o Festival 3 Margens foi o único evento a exibir o filme Marighella, de Wagner Moura. Neste ano, foram inscritos 827 filmes, que passaram por uma seleção realizada pela equipe curadora do festival. Destes, foram selecionados 17 filmes para a mostra competitiva.
Serão duas mostras competitivas: a Afluentes, que apresentará curtas-metragens de realizadores latino americanos e caribenhos, e a Entre Rios, mostra regional de curtas-metragens de realizadores que residem no estado do Paraná, estados do Norte da Argentina e Alto Paraná, no território do Paraguai. As duas serão exibidas no Cine Cataratas, Shopping JL, em Foz do Iguaçu. Todas as exibições e atividades formativas do festival são gratuitas.
“Ao percorrer três cidades dos diferentes países, a nossa proposta é promover, além da mostra de filmes, debates, encontros e confraternizações, em um espaço de formação, difusão, criação e troca de experiências entre os jovens realizadores do cinema regional, latino e caribenho”, explica Maurício Ferreira, Diretor Artístico do 3 Margens.
Para que tal integração entre produtores e público ocorra, outras atividades estão programadas nos cinco dias: o Cine Bairro, uma ação de formação de público com filmes de curtas-metragens e longas-metragens direcionados a toda família – circula pelos bairros populares de Foz do Iguaçu. O Laboratório de Roteiros Danto Giardina, além de duas mostras paralelas, a Venas Abiertas e Panorama Latino, com filmes em longa-metragem convidados. Também haverá mostra universitária, realizada por estudantes, a Mostrinha, composta de filmes de curtas-metragens destinados ao público infantojuvenil, e a mostra Arder, do festival Arder, convidada a integrar o evento.
Os participantes do festival interessados em se aprofundar nas técnicas do cinema poderão se inscrever em oficinas, ministradas por profissionais com grande experiência na área.
O festival é produzido pela Três Margens Produções Cinematográficas e coproduzido pela Itaipu Parquetec e Instituto Cultural Três Fronteiras. A Três Margens está em atividade desde 2014, tendo origem no movimento cinematográfico incorporado à cidade com o primeiro curso de Cinema da Universidade Federal Latino-Americana (Unila) e hoje é o único grande festival de cinema da região com temáticas e interesse na produção e integração latina. O projeto foi aprovado pela Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Paraná, Pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com Recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço:
3 Margens Festival Latino Americano de Cinema
Data: de 15 a 20 de novembro
Exibições: Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este (locais estão indicados no site do evento).
A coordenação do festival está disponível para entrevistas.
Informações sobre a programação e demais atividades podem ser encontradas no site https://festival3margens.com e no perfil @3margensfestival, no Instagram.
Confira as atividades do 3 Margens
MOSTRAS COMPETITIVAS
Local: Cine Cataratas
AFLUENTES
Mostra de curtas-metragens feitos por realizadores latino americanos e caribenhos selecionados pela curadoria. Serão escolhidos até 10 curtas-metragens.
ENTRE RIOS
Mostra regional de curtas-metragens feitos por realizadores que residam no Estado do Paraná – Brasil, estados do Norte da Argentina, e todo o território do Paraguai
CINE BAIRRO
Local: Teatro Barracão
Data: 14 de Novembro, 19h
Filmes de curtas-metragens e longas-metragens direcionados a toda família. Os locais de exibição e debate são centros comunitários, escolas, bibliotecas e praças, sempre articulados com moradores, comunidades e representantes de bairros.
LABORATÓRIO DE ROTEIROS
Data: 18 a 20/11
O Laboratório de Roteiros Danto Giardina tem como finalidade o desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens regionais (Brasil, Paraguai e Argentina) por meio de atividades e consultorias desenvolvidas por profissionais atuantes no mercado cinematográfico latino-americano. O laboratório será coordenado por roteirista convidado e contará com a participação de mais dois consultores. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.
MOSTRAS PARALELAS
VENAS ABIERTAS – Mostra de curtas-metragens selecionados a partir de temáticas pré-estabelecidas pela curadoria de acordo com critérios sociopolíticos-culturais e que atendam discussões atuais e emergentes
PANORAMA LATINO – Mostra de longas-metragens convidados que compõe um panorama do cinema Latino-Americano atual de filmes preferencialmente não estreado no Brasil.
UNIVERSITÁRIA – Mostras universitárias compostas a partir de parcerias com instituições de ensino que participam de um intercâmbio com o 3 Margens.
FESTIVAIS – Filmes selecionados por curadores que fazem parte de uma rede de festivais de cinema.
MOSTRINHA – Filmes de curtas-metragens destinados ao público infantojuvenil (Teatro Barracão, 21/11, 10h)
MOSTRA ARDER – Mostra convidada com filmes de temática LGBTQIAP+, abordando questões de identidade e resistência com narrativas impactantes.
OFICINAS TÉCNICAS – Ministradas por profissionais com experiência na área, que visam a instrumentalização e acesso a elaboração de projetos. Os participantes poderão ter contato com a formatação de escrita para editais, manejo de equipamentos do audiovisual, tais como a captação de som, fotografia, montagem e stop motion.
MERCADO
Programa Nascente Lab – O Laboratório de Montagem de Curtas-metragens irá colaborar na finalização de curtas-metragens regionais, através de atividades e consultorias desenvolvidas por profissionais atuantes no mercado cinematográfico latino-americano. O laboratório será coordenado por um consultor convidado. De 25 /10 a 5/11, no Parquetec. Inscrições até 5/11.
2º Encontro do Laboratório APIMA /BRAVI – Tem como finalidade o desenvolvimento de Projetos de Coprodução entre Argentina e Brasil, promovida pela Bravi (Brasil Audiovisual Independente – Brasil) e APIMA (Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales. – Argentina). A iniciativa visa criar uma rede de trabalho entre produtoras dos dois países, além de promover um ambiente para colaboração em processos criativos do setor audiovisual dos dois países, incentivando a evolução de projetos.
Seminários e Estudos de Caso – Mesas com convidados como Jussara Locateli (SIAPAR Paraná, Conselho Superior de Cinema), Paula Gomes (Olhar Distribuição, Comitê Gestão Audiovisual), gestores da BRAVI e APIMA, dentre outros convidados
Encontro de Film Commission e Formação da Film Commission da Tríplice Fronteira – Representantes de Films Commission Estaduais, Federais e Entidades.
(Da assessoria)