Curitiba (PR) é eleita um dos melhores destinos de viagem do mundo para 2025 pela Lonely Planet
Capital paranaense é a única cidade brasileira no prestigiado guia Best in Travel da Lonely Planet
Curitiba, no Paraná, foi reconhecida como um dos principais destinos turísticos no ranking “Best in Travel 2025” da Lonely Planet, posicionando-se como a única cidade brasileira entre as 30 melhores ao redor do mundo. Conhecida por atrativos como o Jardim Botânico, a capital foi selecionada pelo renomado guia de turismo por sua inovação, sustentabilidade e charme cultural. A entrega do prêmio está marcada para acontecer durante a World Travel Market (WTM) 2025, entre 5 e 7 de novembro, em Londres.
O Paraná é o quarto estado que mais recebeu turistas internacionais, entre janeiro e setembro deste ano. Foram 675.108 visitantes de outros países, segundo o Portal de Dados da Embratur. O estado também tem o maior índice de entrada de turistas estrangeiros via terrestre: foram 644.942 nos nove primeiros meses do ano. A maioria dos visitantes é da América do Sul. Três companhias aéreas com viagens internacionais operam no Paraná: Aerolineas Argentinas, Latam e Azul.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fato de Curitiba figurar entre os 30 melhores destinos de tendências para o ano que vem é resultado do investimento em turismo na capital e em todo o estado.
“Não podemos mais fechar os olhos para o desenvolvimento econômico que o turismo traz para o Brasil. O turismo representa 8% do PIB brasileiro, movimenta a economia e gera emprego e renda. A capital, Curitiba, e todo o estado do Paraná entenderam isso faz tempo. Investiram e continuam investindo em transporte, rede hoteleira, além dos atrativos do turismo de natureza, ecoturismo, enoturismo e diversos outros segmentos”, avaliou.
O que Curitiba tem?
A capital paranaense foi eleita pela Lonely Planet por ser uma cidade que se sobressai pela beleza natural e arquitetônica. Segundo a publicação, Curitiba tem três grandes destaques: a arte e uma exposição sobre o arquiteto Niemeyer no Museu Oscar Niemeyer; o Jardim Botânico e o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, cidade a 70 quilômetros de distância.
“Estar entre os 30 selecionados é a coroação de um trabalho intenso realizado nos últimos anos, fruto de um grande esforço de posicionamento do destino Curitiba no mercado turístico global. Esse reconhecimento reflete a eficácia das ações que visaram à projeção internacional da nossa cidade, consolidando nossa gestão turística baseada em inovação, inteligência e uso de dados”, afirmou a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.
Ela ressaltou, ainda, que Curitiba oferece uma combinação singular de atrativos que contribuem para essa projeção internacional.
“A cidade se destaca por suas soluções urbanas inovadoras e mundialmente conhecidas, pela qualidade de vida oferecida aos seus cidadãos e pela vasta oferta de espaços culturais e de convivência. Além disso, o compromisso com a sustentabilidade é uma das nossas principais marcas, o que nos coloca entre as cidades mais verdes do mundo”, finalizou Tatiana Turra.
Quer conhecer a lista dos 30 melhores destinos segundo a Lonely Planet? Acesse: https://www.lonelyplanet.com/best-in-travel.
Com Embratur e Sebrae