Codefoz discute em plenária organização da Conferência de Desenvolvimento Econômico
A sessão pública será nesta terça-feira, 1.º, às 16h, para reunir lideranças, gestores e representantes públicos e privados, bem como universidades.
As ações e diretrizes preparatórias para a realização da 1.ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu formam a pauta única da plenária do Codefoz. A sessão pública será nesta terça-feira, 1.º, às 16h.
A finalidade é reunir para definições, além de conselheiros do Codefoz, lideranças, gestores e representantes de todos os segmentos vinculados ao tema. A conferência resulta de responsabilidade compartilhada entre sociedade civil e poder público.
Na plenária, serão deliberados pontos como objetivos, formato, temário e outras decisões que irão compor as normas regulamentadoras. A mesa diretora e a CT de Desenvolvimento Econômico do Codefoz já realizaram as primeiras tratativas com o prefeito Chico Brasileiro (PSD), órgãos municipais e conselhos de políticas públicas.
A lei municipal estabelece que o Codefoz é responsável por formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico. Esse colegiado é formado pelo poder público, setor privado (o qual abarca diversos ramos econômicos) e universidades públicas e particulares.
“Temos muito trabalho a fazer para realizarmos esta que será a primeira conferência para o desenvolvimento econômico”, antevê o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “É uma tarefa da cidade, das suas lideranças e gestores, assim como da comunidade”, reforça.
“Sendo assim, queremos contar na plenária organizativa com os representantes de todos os segmentos que são imprescindíveis para a economia de Foz do Iguaçu”, convida Fernando. “Buscamos uma grande aliança e diálogo, desde os preparativos até a realização da 1.ª Conferência de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu.”
Plano para o desenvolvimento
A necessidade de realização da conferência surgiu da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Codefoz. Ao debruçar-se sobre indicadores e planos, constatou que os principais instrumentos fomentadores da economia de Foz do Iguaçu estão defasados.
Por isso, um dos objetivos da Conferência de Desenvolvimento Econômico é subsidiar o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), instrumento norteador de políticas públicas de curto, médio e longo prazo. A última versão desse documento foi elaborada em 2014.
“Estamos visualizando um processo colaborativo e de ampla participação de agentes públicos e privados, universidades e a população”, frisa Fernando Castro Alves. “Precisamos de referenciais técnicos e atualizados dos principais indutores de desenvolvimento, setores que podem se expandir, possibilidades de diversificação e novas oportunidades”, conclui.
Plenária do Codefoz
Data: 1.º de outubro (terça-feira), às 16h
Local: auditório da ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro)
Pauta única: 1.ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico