Comitê de Gênero, Raça e Inclusão da Itaipu promove palestra para empregados(as) PcDs
O debate abordou temas como aposentadoria e previdência social, com representantes do INSS e da Fibra
O comitê de Gênero, Raça e Inclusão da Itaipu Binacional promoveu, na última sexta-feira (23), um encontro para 30 empregados(as) PcDs com o propósito de discutir temas relacionados a aposentadoria e previdência social. Participaram do evento representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Fundação Itaipu de Previdência Complementar (Fibra).
O técnico do INSS Rodrigo Schutz esclareceu dúvidas sobre os direitos previdenciários dos(as) empregados(as) com deficiência junto ao Seguro Social, em especial detalhes da lei 142/2013. “Os critérios de aposentadoria podem variar conforme o tempo de contribuição e o grau da deficiência. Mulheres precisam de 20 a 28 anos de contribuição para deficiências leve, moderada e grave, para os homens, são exigidos 25 a 33 anos de contribuição”, explicou Rodrigo.
Em relação à previdência privada, o gerente de Relacionamento e Comunicação da Fibra, Thiago Moreira, contou um pouco da história da instituição. “Somos uma entidade de previdência complementar com mais de 36 anos de história, criada para administrar os planos de previdência dos empregados da Itaipu no Brasil”, esclareceu, explicando para o público como a Fundação pode complementar a renda futura.
Erica Noivo, da Divisão de Sistematização da Manutenção da Itaipu, tem perda auditiva bilateral, de grau moderadamente severo, e está há dois meses na Itaipu. “A questão da aposentadoria para PcD não é competência específica da Itaipu, mas a iniciativa de trazer informações é importante. Além disso, o evento proporcionou uma oportunidade valiosa para aproximar os empregados PcDs do Comitê de Inclusão, que tem um papel fundamental internamente”, afirmou.
A representante da Diretoria Administrativa da Itaipu no Comitê, Andréia Pereira Duarte Trevisan, o objetivo do encontro foi reafirmar o compromisso do Comitê e da empresa com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos(as).
“Continuaremos a trabalhar para garantir que todos(as) os(as) empregados(as) tenham acesso às informações e recursos necessários para seu desenvolvimento e bem-estar. Agradecemos a todos(as) pela participação e esperamos continuar promovendo encontros que fortaleçam o grupo e garantam um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos(as)”, finalizou.