Camara municipal de foz do iguaçu

Mercado Público Barrageiro será novo atrativo turístico de Foz do Iguaçu

Entrega da edificação aos lojistas permissionários aconteceu na noite dessa segunda-feira (24), em evento marcado por homenagens aos operários que construíram Itaipu

Em uma noite histórica, marcada por homenagens e anúncios, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) fizeram a entrega aos lojistas das obras do Mercado Público Barrageiro, nesta segunda-feira (24), em Foz do Iguaçu (PR).

O nome oficial do espaço – um reconhecimento aos milhares de operários que atuaram na construção da usina – foi o grande anúncio da noite, aclamado por autoridades, convidados e imprensa.

“Nunca podemos esquecer a contribuição, o trabalho, o suor que resultaram nessa usina gigantesca, que o mundo todo respeita. O Mercado vai eternizar todos aqueles que construíram Itaipu”, afirmou o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri.

Presente no evento, o barrageiro Lazo Antônio Cardoso contou que a homenagem causou uma mistura de alegria e emoção. “Eu costumo dizer que Itaipu para mim é como se fosse um filho: eu vi nascer, crescer e agora está aí, fazendo arte, e a arte mais bela, que é a geração de energia”, declarou.

A cerimônia contou ainda com a assinatura dos contratos com os primeiros lojistas permissionários do Mercado e a assinatura do convênio entre Itaipu e PTI, no valor de R$ 4,5 milhões, para o Circuito Cultural, que irá garantir a contratação de artistas e a realização de grandes eventos por um período de três anos.

Outro importante anúncio que marcará a história do Mercado Público Barrageiro é a produção de um mural pelo artista Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em cinco continentes.

Autodidata, Kobra cria imagens que ajudam a resgatar a importância de lugares e fortalecer a sensação de pertencimento de seus habitantes. A obra, para o diretor-geral da Itaipu, será um grande atrativo do espaço. “Muitas pessoas virão ao Mercado Público para ver o mural, por ser de um artista de caráter internacional”, afirmou Enio Verri.

Estrutura

Com 4,7 mil metros quadrados de área construída, o Mercado Público terá 56 boxes, sendo 42 comerciais, 12 sociais (com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e pequenos produtores) e dois destinados à área administrativa do PTI, que fará a gestão do espaço.

O diretor superintendente do PTI, Irineu Colombo, afirmou que a entrega da edificação é um presente para Foz do Iguaçu, no mês em que a cidade completa 110 anos. “É um momento de alegria para o PTI, que se propôs a fazer e fez. Para Foz do Iguaçu, sem dúvida, será mais um novo atrativo turístico.”

A estimativa é que o mercado gere mais de 450 empregos diretos e indiretos, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento econômico do município.

“Será mais uma opção de turismo, mas sem dúvida será algo para atender nossos moradores e a população do entorno. Além da gastronomia, da cultura e do lazer, o mercado proporcionará a geração de emprego e renda. Será um marco para a cidade de Foz do Iguaçu e esta proposta só é possível porque, além do recurso, existe a vontade de fazer acontecer”, disse o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.

Inauguração

A inauguração oficial do mercado à comunidade deve ocorrer nos próximos 90 dias, conforme adiantou o diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites. “Estamos com um novo edital em andamento e os lojistas terão um período para estruturar seus negócios. Tivemos uma grata sorte de ter, neste primeiro edital, empresários que entenderam a importância de um espaço como este, e muito em breve as portas do mercado estarão abertas a moradores e turistas”, afirmou.

Expectativa

O empresário Fernando da Silva, que terá um boxe comercial no mercado, disse que a expectativa para o início das atividades é a melhor possível. “O Mercado Público será um novo atrativo turístico para a cidade. Era o que precisávamos e estamos ansiosos para este início.”

A produtora rural Isabel Quaresma de Moraes, da Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu (Coafoz), disse que o boxe social no mercado dará maior visibilidade à cooperativa, que conta com 220 associados de Foz do Iguaçu e região. “Acreditamos que este espaço será um novo canal de comunicação e divulgação dos nossos produtos, para que moradores e turistas conheçam a nossa produção”, disse.

Já a presidente da Cooperativa de Artesanato da Região Oeste/Sudoeste do Paraná (Coart), Nilse Mugnol, destacou que a presença da entidade no espaço é mais uma oportunidade de comercialização dos produtos dos cooperados. “Ele vai trazer geração de renda para nossos cooperados e para a cidade como um todo. Nós vamos vender produtos com identidade cultural e, dentro desses produtos, a pessoa vai levar um produto turístico.”

História

O Mercado Público está localizado na Vila A, no espaço que abrigou, à época da construção da usina, a Companhia Brasileira de Abastecimento e Logística (Cobal), responsável pelo abastecimento de alimentos das Vilas de Itaipu, que teve suas atividades encerradas nos anos 90.

Totalmente recuperada, a atual instalação possui um moderno sistema de isolamento e conforto térmico, acessibilidade e infraestrutura para abrigar, em um só espaço: gastronomia, lazer, cultura e história.

O Mercado deve funcionar de domingo a domingo, das 10h às 22h, com circuito cultural de quinta a domingo. No local, o público encontrará restaurantes, cafeterias, lojas de doces e sobremesas, hortifruti, artesanato e cooperativas, além de áreas de lazer e espaço kids.

Presenças

A cerimônia de entrega da edificação também contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro; do presidente da Câmara de Vereadores, João Morales; do Bispo Diocesano Dom Sergio de Deus, além de secretários, vereadores, autoridades locais, diretores e gestores da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu.

Crédito das fotos: William Brisida / Itaipu Binacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *