Missão técnica de Foz do Iguaçu visita cidades que exploram o turismo náutico no Noroeste do Paraná
Objetivo é buscar experiências e conhecer portos para implantação de infraestrutura no Lago de Itaipu
Uma missão técnica composta por representantes de municípios lindeiros ao lago de Itaipu visitou as cidades de Porto Rico e São Pedro, no Noroeste do Paraná, com o objetivo de buscar conhecimentos sobre infraestrutura e projetos relacionados ao turismo náutico. A missão foi organizada pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
O grupo incluiu representantes das cidades lindeiras ao Lago de Itaipu, que avaliaram o sistema de turismo náutico de Porto Rico e São Pedro para promover o desenvolvimento de portos em suas próprias cidades. “A visita serviu para entender o processo, pois Porto Rico e São Pedro têm características semelhantes com as cidades que margeiam o Lago de Itaipu. Isso vai nos permitirá iniciar a estruturação de portos ou marinas nos municípios lindeiros. Temos uma estrutura incrível para explorar o turismo náuticos,” comentou Yuri Benites, diretor de turismo da Fundação PTI.
Porto Rico e São Pedro se destacam como destinos náuticos no Paraná, com um grande número de embarcações navegando no Rio Paraná, que faz divisa com o Mato Grosso do Sul. Além de iates, lanchas e jet skis, há embarcações menores que oferecem passeios pelo rio até as ilhas formadas por bancos de areia, onde os turistas podem desfrutar destas prainhas e dos quiosques com bebidas e alimentos. “O turismo náutico está gerando emprego e renda para diversas profissões, seja na hotelaria, restaurantes ou casas de veraneio, incluindo domésticas, jardineiros e serviços de manutenção, além da construção civil,” destacou Álvaro de Freitas Netto, prefeito de Porto Rico.
Apesar de serem duas cidades pequenas, que margeiam o rio Paraná, ambas estão estruturando a rede hoteleira para receber turistas durante feriados, férias e finais de semana. “No verão, a cidade recebe muitos visitantes. Estamos estruturando a hotelaria e construindo um grande resort com mais de 900 casas, que incluiu centro de eventos, restaurantes, espaço de lazer, hangares e deks para lanchas e jet skis, e estrutura para segurança e atendimento hospitalar na área interna do empreendimento”, informou Marcelo Teiji Ohashi, presidente da Câmara Municipal.
Para a presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Pedrozo, a visita técnica foi uma boa experiência no atual momento do turismo regional, que está mais maduro em termos de gestão. “A missão técnica para conhecer o case da região de Porto Rico foi muito importante para que pudéssemos balizar e nivelar nossas perspectivas em relação a esse processo,” ressaltou.
Lago de Itaipu
O interesse em desenvolver o turismo náutico no Lago de Itaipu surgiu após a realização do evento Bolt Show, em novembro de 2023. A ideia é aproveitar toda a cadeia produtiva em volta do lago, mantendo as características de cada município lindeiro, com uma gestão direta.
A missão técnica contou com 32 participantes, incluindo empreendedores da área náutica, associações de pesca, marinas e empresas já envolvidas no turismo náutico de Guaíra e outros municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, como Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.
Texto: Silvana Canal MKT