Camara municipal de foz do iguaçu

GT Itaipu Saúde reúne Agentes Comunitários para fortalecimento da saúde materno infantil na fronteira

Cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil, Paraguai e Argentina se reuniram, na quarta-feira, dia 03, no Cineteatro Barrageiros, para o II Seminário para a Qualificação da Atenção Primária na Rede de Atenção à Saúde para o Fortalecimento da Saúde Materno Infantil na Tríplice Fronteira. O encontro foi proposto pela Comissão Técnica de Saúde Materno-Infantil, do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde).

A proposta foi capacitar os ACS’s para atuarem no cuidado e acompanhamento das gestantes e crianças nas áreas territoriais em que atuam, além de alinhar atribuições básicas destes profissionais e compartilhar experiências exitosas. O Agente Comunitário de Saúde integra a equipe da atenção primária e contribui no desenvolvimento de ações como promoção e prevenção em saúde.

O encontro ocorreu no âmbito do GT Saúde, realizado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em parceria com a Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, por meio da 9ª Regional de Saúde, e Ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.

Na abertura do evento, o gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional e coordenador suplente do GT pela margem esquerda, Kleber Vanolli, reforçou a importância dos profissionais em relação a tudo que se planeja e realiza de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional. “Vocês trazem informações para que a gestão tome decisões corretas. São os Agentes que fazem a interlocução entre a atenção primária em saúde e a comunidade”, destacou.

Ana Ayala, da equipe executiva do GT Saúde e que representou a coordenadora suplente do grupo pela margem direita, Silvia Abente, lembrou o tema comum do encontro: a saúde materno-infantil. “Este é um assunto importante para a nossa região trinacional, e estamos seguros de que este evento permitirá a atualização do conhecimento e intercâmbio de experiências”, pontuou.

Os agentes receberam informações acerca de identificação precoce da gestante, pré-natal, sinais e sintomas de intercorrências gestacionais, entre outros temas ligados a saúde materno-infantil. “Acredito que este evento é importante para padronizar o atendimento e saber o que levar às famílias. Nosso acompanhamento é com a mulher, o homem, enfim, todos que compõem o lar e precisam do atendimento de saúde”, falou a agente Hilda Cristina Diel, de Foz.

O diretor técnico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Dr. Julio Batista, salientou o quanto este bom trabalho dos ACS’s respalda no atendimento na maternidade. “Sabemos o quanto o pré-natal bem-feito contribui para o bom parto, sem que ocorram intercorrências inesperadas. Então para nós, como maternidade que recebe estas pacientes, sabermos que desde o início elas tiveram um bom acompanhamento médico, nos dá segurança”, expressou. O HMCC mantém o Centro de Atendimento à Gestante (CAGE), e é referência no atendimento à 9ª Regional de Saúde, para o Sistema Único de Saúde.

Ao final do evento, os Agentes Comunitários ganharam um boné personalizado para uso no dia a dia.

Intercâmbio de enfermeiros
Na quinta-feira, dia 04, enfermeiros do Brasil e Paraguai se reuniram para o Seminário de Integração do projeto de intercâmbio técnico-científico entre profissionais do Brasil e Paraguai. Esta é a segunda etapa do programa, que oferece formação profissional aos enfermeiros da região da fronteira com a troca de experiências e conhecimentos entre os países envolvidos.

Agora, 40 enfermeiros de Foz farão uma vivência nas Unidade da Atenção Primária de Ciudad del Este – Paraguai.

O encontro é promovido pela Comissão Técnica de Promoção, Educação e Comunicação do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde e realizado pelo HMCC em parceria com Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Ministérios da Saúde do Brasil e Paraguai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *