Camara municipal de foz do iguaçu

Cataratas do Iguaçu são exibidas na Times Square, esquina mais badalada dos EUA

Campanhas promocionais em nível nacional e internacional querem incentivar o turismo interno brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país

As Cataratas do Iguaçu estão novamente nos telões da Times Square – cruzamento da Sétima Avenida, na região central de Manhattan em Nova York (EUA) – onde circulam diariamente mais de 360 mil pessoas.

O vídeo faz parte da campanha da Secretaria Estadual de Turismo e o Viaje Paraná, lançada neste domingo, 17, nos mercados internacional e nacional. Em julho deste ano, numa campanha da Embratur, um vídeo das quedas também foi exibido nos telões da Times Square.

O vídeo das Cataratas na Times Square chamou a atenção dos brasileiros Vanessa Ferro e Gabriel Cassão, que vivem na metrópole americana. “Ficamos felizes em ver o incentivo ao turismo brasileiro. Ver a grandeza das Cataratas nos telões da Times Square foi incrível. Temos muito orgulho das belezas do nosso país”, afirmaram ao compartilharem nas redes sociais.

A peça exibida na Times Square mostra o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, Curitiba, o litoral do Paraná, além de outros atrativos turísticos estaduais. “Sem dúvidas, a natureza exuberante do Parque Nacional do Iguaçu é um dos grandes atrativos dos turistas estrangeiros. Esta campanha vai refletir em mais visitantes internacionais em 2024 e nos próximos anos”, afirma o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Fantástico
As Cataratas do Iguaçu e outros atrativos turísticos do Paraná também são destaques na campanha nacional que começou a ser exibida no programa Fantástico, da TV Globo. O material está sendo veiculado até a segunda quinzena de janeiro nas emissoras de televisão, rádios, jornais, portais nacionais, além da mídia exterior.
O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, afirma que a economia do Paraná já respondeu com a geração de mais de sete mil empregos diretos, mais os indiretos, desde que o turismo teve uma atenção maior do Estado. “O governador (Ratinho Junior) colocou o turismo na prateleira de cima. A pandemia provocou uma mudança no pensamento das pessoas, que estão se colocando como prioridade, cada vez maior, investir em viajar”, disse.

Márcio Nunes destaca que uma das grandes ações para impulsionar o potencial turístico do estado é a criação do Viaje Paraná, serviço social autônomo vinculado à Secretaria do Turismo, de promoção dos destinos turísticos em campanhas nacionais e internacionais.

Turismo rodoviário
As atrações turísticas do Paraná também são divulgadas nos ônibus e nas viagens da Autoviação Catarinense Viação Garcia. Desde segunda-feira (18), cinco ônibus da Garcia rodam plotados com o slogan “Visite o Paraná”. Além disso, toda a frota de 800 ônibus da empresa também vai estampar o slogan no painel luminoso frontal que descreve o itinerário de viagem dos veículos. Atualmente, a Viação Garcia faz rotas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, transportando uma média de 21 milhões de passageiros por ano.

Desde setembro, a Catarinense está com cinco ônibus viajando por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais com imagens das atrações turísticas do Paraná.

Impacto
De acordo com os dados do IBGE, o turismo paranaense cresceu 11,3% nos sete primeiros meses deste ano. Já a pesquisa a Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná apontou que, das 1.032 empresas entrevistadas, 400 foram abertas nos últimos quatro anos.
Segundo a consulta, 39,9% das empresas afirmaram que houve aumento no faturamento em 2023 em relação a 2022. Além disso, para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos meses.

O levantamento também mostrou uma mudança no perfil dos turistas que visitam o Paraná. Antes, segundo as respostas, o predomínio era de hóspedes em viagens a negócios. Atualmente, a maioria dos hóspedes em hotéis está em busca de lazer (22,8%), atividade seguida por turismo de negócios, com 19,8%, e participantes de eventos, com 15,9%. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)

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