Desafio coloca frente a frente dois drinks tradicionais em botecos do Brasil e da Itália
Negroni ou Rabo de Galo? Afinal, qual é a melhor bebida para degustar naqueles momentos descontraídos do happy hour e nos reencontros dos finais de semana?
As altas temperaturas do verão são responsáveis diretas pela intensa circulação de pessoas pelo país, especialmente nos meses de janeiro, fevereiro e março, quando chega o carnaval. Nestes períodos, os destaques ficam por conta da Gastronomia, Cultura e as Bebidas e drinks que são referências e símbolos de muitas nações, em especial do Brasil e da Itália, que possuem em suas cozinhas e bares, particularidades que são essenciais no quesito agradar paladares.
De olho na circulação intensa de turistas internos e estrangeiros, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) decidiu promover um desafio, colocando frente a frente dois drinks clássicos dos botecos da Itália e do Brasil – Negroni e Rabo de Galo, respectivamente. “A intenção é aproveitar este momento de alta temporada no Estado e criar novos atrativos para o nosso setor”, disse Fabio Aguayo, presidente da entidade.
Os Drinks
O Negroni é um coquetel italiano servido pelo mundo inteiro. Nasceu oficialmente em Florença, no Casoni Bar e tem origem de uma família com Sobrenome Negronis e que quis contrapor a bebida famosa da Época, o Americano (bitter, vermute tinto e água com gás).
o Rabo de Galo, é um drink 100% brasileiro e famoso mundialmente. Similar ao Negroni, a história dele dizem os especialistas começou nos anos 1950, em São Paulo, quando a marca Cinzano criou a mistura com cachaça para popularizar o consumo de seu vermute.
De acordo com Aguayo, Abrabar que é filiada a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), quer fomentar o turismo, auxiliar na divulgação da categoria e dos estabelecimentos e estimular os polos de gastronomia e entretenimento de Curitiba, especialmente a terem maior fluxo de clientes, elevando seu faturamento.
“Nosso objetivo é fazer a grande roda da economia girar, mas principalmente continuar a batalha de valorização do setor e sua importância na economia e na geração de emprego e renda e sua importância na vida e lazer do cidadão que merece seu momento de relaxamento e prazer do convívio social, saindo da superficialidade do mundo virtual”, frisou Aguayo.
Receitas dos Drinks
RABO DE GALO
Ingredientes
50ml de cachaça branca ou envelhecida
15ml de vermute vermelho
15ml de Cynar
Uma tira de casca de laranja para decorar (opcional)
Modo de Preparo
Em um copo do tipo rocks, adicione gelo a gosto e então os ingredientes
Mexa a mistura com uma colher de bar, hashi ou outro objeto comprido e fino por cerca de 10 segundos
Para decorar e aromatizar o copo, torça uma tira de casca de laranja acima do drink e posicione-a no copo.
NEGRONI
Ingredientes:
1,30 mL de vermute rosso
2. 30 mL de Campari
3.30 mL de gin
4. 2 rodelas de laranja e gelo.
Modo de preparo:
Coloque o gelo e 1 rodela de laranja em um copo. Em seguida, junte o vermute, o Campari e o gin e misture as bebidas com uma colher. Termine colocando a outra rodela de laranja e sirva.
Abaixo a lista dos primeiros estabelecimentos que se inscreveram gratuitamente, lembrando que o limite máximo é 50:
Bar Otelo, Essen Biergarten, Zapata Mexican Bar, Txapela Bar, Karaokê Sol, Grutta 1894, Folhetim Bar, Café do Teatro, The Tudo um Porco/Barthô, Wit Bar, Dona Madalena Bar, Ao Distinto Cavalheiro Bar, Seu Prudente, Café Dizzy, Sambiquira Bar, Quintal do Monge, Clay Higway Bar, Quermesse Bar, Canabenta Bar, Sebas Rock Bar, Tesoros de Cuba, A Ostra Bêbada, Dungeons Bar, O Torto Bar, Armazém do Pepino, Nosso Boteco, Quitutto GastroPub, Silzeus Bar, Nina Comida com Arte, Soberbo Gastrobar.
Já temos os primeiros inscritos gratuitamente na elaboração/disputa do melhor drink
Rabo de Galo Brasil X Negroni Itália
E aí Qual o melhor drink e a melhor elaboração?