Setembro Amarelo: Saúde e Esporte promovem “Aulão” com atividades físicas e piquenique para usuários da rede

Atividades aconteceram nesta sexta-feira (22), em frente à Roda Gigante, e reuniram 150 usuários das unidades básicas do Distrito Sul

A poucos metros da roda gigante, no Marco das Três Fronteiras, e diante dos rios Iguaçu e Paraná, uma turma de 150 usuários das unidades de saúde do distrito Sul se exercitava e se divertia na manhã desta sexta-feira (22). Um “Aulão” especial de atividades foi promovido pelas equipes da Secretarias de Esportes e Lazer e de Saúde, em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Natalina da Silva, integrante do projeto Saúde de Ouro da UBS do Ouro Verde, elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipes da prefeitura. “O aulão foi simplesmente maravilhoso, a professora Rafaella, juntamente com sua equipe, tem feito um trabalho com excelência. Hoje falando do setembro amarelo, para cuidarmos da mente e também do corpo”, enalteceu.

A ação foi planejada entre a equipe “Multi” de saúde do Distrito Sul e pelo professor de educação física, Luiz Carlos Chavantes, o “Carioca”, da Secretaria de Esporte e Lazer.

“A pandemia elevou os casos de depressão e muitos estudos revelam que simples mudanças de hábito trazem sinais significativos para o aluno, e um deles é a atividade física, e como estamos no mês de conscientização ao combate ao suicídio, nada melhor do que mostrar a população, o lado bom de viver, realizando atividade ao ar livre”, comentou Carioca.

Para a fisioterapeuta Rafaelly Vieira, integrante da equipe “Multi”, “foi uma ação especial, um momento de mostrarmos a importância de cada um. Fizemos um aulão de ginástica justamente porque o exercício físico vai muito além de condicionar e fortalecer, é também um pilar para a saúde mental e para o auto-cuidado”, reforçou.

Integração

O Distrito Sul engloba as unidades básicas de saúde Padre Monti, Profilurb 1 e 2, Carimã e Ouro verde e oferece ações complementares e integradas entre as equipes “Multi” da Saúde e a Secretaria de Esporte para o acompanhamento de usuários que necessitam de reabilitação após acidentes cardiovasculares, tratamento para obesidade, e também para prevenção de doenças.

As equipes “Multi” são compostas por fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais e fonoaudiólogas. Atualmente, o programa atende 130 usuários de saúde. Nos grupos de fisioterapia há uma média de 70 pacientes. A ginástica, ofertada pelo Secretaria de Esporte e Lazer, atende aproximadamente 100 pessoas e é realizada no Centro de Convivência do Bubas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *