Brasileiro está no topo do pódio e foi eleito melhor barista do mundo
Boram Um foi eleito campeão do World Barista Championship, um dos mais importantes concursos do café, sediado em Atenas, na Grécia
O brasileiro de apenas 32 anos, foi eleito o melhor barista de café do mundo! Ele deixou para trás um italiano, um australiano, um americano, um nativo de Hong Kong e um dinamarquês na World Coffee Championship. Considerada as ‘olimpíadas do café’, o concurso foi realizado no sábado, dia 24, em Atenas, na Grécia.
A competição reuniu os melhores baristas de mais de 40 países e foi encerrada no último fim de semana. Brasileiro de origem sul-coreana, Boram Julio Um mora em São Paulo e agradece a todos que o apoiaram. “Sou muito agradecido aos produtores que me inspiraram a voltar a competir este ano”, escreveu Boram nas redes sociais.
Terceiro título consecutivo – Pela terceira vez, Boram participou do campeonato e, segundo ele, não foi fácil prosseguir: “Terceiro título consecutivo! Chega a ser até difícil sonhar com isso.”
Para a conquista do título de melhor barista do mundo, o brasileiro treinou sem parar. “Pensei muito antes de voltar a competir este ano com o ritmo de treinos e dificuldades que temos encontrado ao longo do trajeto no mundial. Mas consegui voltar a essência do que me fez começar a competir.”
A prova – No campeonato em Atenas, os participantes têm 15 minutos para fazer 12 doses de café que são avaliados por quatro juízes. Na ordem são o expresso, uma bebida com leite e um coquetel de café que não pode ter álcool.
Com técnica, habilidade e muita sensibilidade, Boram mostrou como se faz um café com qualidade, sabor e diferenciado. O segredo não ficou claro, mas o modo de preparo é encantador. Veja o vídeo!
Ranking de Atenas
Boram Um, Brasil
Daniele Ricci, Itália
Jack Simpson, Austrália
Isaiah Sheese, Estados Unidos
Dawn Chan, Hong Kong
Patrick Rolf, Dinamarca
Com sonoticiaboa.com
Foto: Internet