“Retomei as rédeas da minha vida”
Usando as frustrações e a experiência que conquistou ao longo da vida, a guia de turismo, mãe e esposa, Camila Tatiana dos Reis, 37 anos, transformou as decepções e distúrbios da saúde alimentar, em energia para impulsionar e retomar o curso da sua vida.
Voltou a ficar com corpo desejado, lindo, saudável e totalmente sem nenhuma gordurinha. Está mudando de profissão e quer ajudar pessoas que vivem o que um dia, Camila já vivenciou.
Com a autoestima elevada, se relacionando muito bem obrigada com o marido, filha e amigos, criou um grupo de corrida e caminhada 3 dias por semana.
FALA CAMILA…
“No início da minha juventude, eu já queria fazer o curso de educação física, mas naquele tempo, as pessoas não se preocupavam tanto com a boa forma ou com a saúde corporal. Minha inexperiência e imaturidade me desviaram do meu objetivo.
Casei-me aos 17 anos e influenciada pelo marido, que já trabalhava no setor de turismo, optei em segui-lo e fiz a Faculdade de Turismo e um curso Técnico de Turismo, a fim de me capacitada e poder atuar como guia de turismo regional e nacional.
E lá se foram 15 anos de profissão. Todos os dias recebo grupos de turistas para visitar os atrativos turísticos da Terra das Cataratas. Apesar da inquietude, sempre recebi os turistas e tentava agrada-los ao máximo, para contagia-los com energia e alegria.
É um grande privilégio trabalhar como guia de turismo, pois conheci e me relacionei com muitos tipos de pessoas, que sempre foram muito educadas, gentis e carinhosas comigo, apesar do meu peso. Fiz muitos contatos e no dia a dia tentei e sempre fiz o melhor que pude para recebê-los, mas no meu intimo, me sentia incompleta e infeliz.
Num período de 15 anos, eu me casei, cursei faculdade, me tornei obesa devido à alimentação desregrada e à vida que eu levava. Não tinha incentivos, objetivos ou focos e aos poucos fui desistindo de tudo.
A autoestima estava em baixa e sempre cercada por companhias que me influenciavam a desistir dos meus sonhos e objetivos e, confesso que aos poucos esse comportamento foi me levando depressão, causados pela bulimia e anorexia. Sem perceber, comecei a tomar bebidas alcoólicas todos os fins de semana, como uma válvula de escape para todos os males.
Desisti dos cursos que queria fazer para me capacitar. Desisti dos meus sonhos, dos meus objetivos e me tornei dependente financeiramente do meu marido. Ouvia constantemente as pessoas dizendo que eu não conseguiria e que eu era feia e incapaz.
Diante dessa complexidade turbulenta eu engravidei e foi quando o peso aumentou consideravelmente, chegando a 115 kg. Não culpo as pessoas pelo momento que vivi, pois eu fui à única responsável em permitir tudo que aconteceu comigo.
Apesar das frustrações de não ter realizado o sonho de juventude, a profissão de guia de turismo me deu forças me alimentou para seguir exercendo tarefas, tanto profissional, como de mãe e esposa.
Eu desejava ardentemente mudar e voltar a ser ter equilíbrio na minha vida, mas não sabia por onde começar. Um dia, maravilhoso dia, minha prima Cibeli Goulart veio me visitar. Era tudo que eu precisava. Uma pessoa para me ouvir, me valorizar e saber me direcionar. Ela me incentivou e me fez ver que eu era capaz de ter uma vida bem melhor, de poder ainda ter a profissão que sempre quis e me realizar como mulher, mãe e esposa.
Era o que estava faltando para mim. Uma pessoa que me incentivasse, que me tratasse com carinho, a fim de elevar minha autoestima. Meus dias começaram a mudar e mesmo depois que minha prima ter ido embora, mantivemos o contato através de um grupo no WhatsApp, criado por várias pessoas que também desejam emagrecer e obter qualidade de vida.
Fizemos um acordo e com a meta de perder peso. Mesmo de longe, falávamos de reeducação alimentar, exercícios físicos, objetivos a serem alcançadas. A maioria das pessoas do grupo desistiu, mas eu continuei.
Incentivada pela minha prima, me matriculei numa academia em Foz, praticava musculação, aeróbicos, reeducação alimentar, comecei a obter resultados com a perda de peso acabei me apaixonando por tudo isso.
A convivência na academia e com os instrutores, minha principal paixão, a educação física, aflorou novamente. Passei a pensar que há anos atrás era o que eu queria. Conforme o tempo foi passando, passei a alimentar esse desejo que se tornou num objetivo e todos os dias, eu dizia em voz alta…EU AINDA QUERO, EU POSSO, EU QUERO SER UM DELES!
Não desisti, mantive o foco, tive força e persistência e cada dia queria mais resultados. Estava feliz com a situação, segui minha meta e durante 7 anos perdi 53 kg. ALCANCEI MEU OBJETIVO.
Hoje tenho a autoestima elevada. Eu me amo e estou mais feliz com minha família. Sinto-me bem comigo e durante todo esse processo, conheci pessoas maravilhosas que hoje posso dizer que são meus amigos e querem o meu bem, meu sucesso. Meu relacionamento com meu marido melhorou e me dedicou mais intensamente a minha filha.
NOVAS FASE
Então me veio a vontade e o desejo desenfreado de ajudar pessoas, como fui ajudada, retomei rédeas de minha vida, quando alcançando meus objetivos.
Decidi então, iniciar o curso de Educação Física, sonho deixado lá atrás, quando ainda era jovem. Desta forma poderei colocar toda minha experiência de vida em prática e ajudar pessoas que estejam vivendo momentos semelhantes aos que vivi.
Quero me tornar personal trainer, mas vou continuar como guia de turismo, fazer palestras para falar da minha experiência e desta forma, ajudar muitas pessoas, que eu tenho a certeza, que com este mundo que vivemos, não estão sabendo por onde caminhar e nem lidar com seus próprios sentimentos”.