Camara municipal de foz do iguaçu

Mulheres com mais de 50 anos se sentem desvalorizadas no turismo

75% de mulheres acima dessa idade viajam mais de duas vezes ao ano

Por Andrea Miramontes

Desbravar o mundo sem companhia e sentir-se muito bem com isso. Essa é a grande tendência de mulheres acima dos 50 anos. Só que o turismo ainda não está preparado para esse público com poder aquisitivo para viver o melhor dos destinos.

“Viajo há 23 anos sozinha e não teve uma só vez que alguém não me perguntasse o porquê estou só. Quanto mais velha fico, mais questionam. O etarismo é enfrentado também pelas viajantes solo pelo mundo”, observa Andrea Miramontes, que aos 47 anos é jornalista de viagens e influenciadora no @ladobviagem. Andrea viaja sozinha há 26 anos, 23 deles como jornalista.

De acordo com uma pesquisa global da Journey Woman, publicação canadense especializada em mulheres viajantes, acima dos 50 anos elas se sentem “ignoradas e desvalorizadas” pela indústria do turismo. 

O levantamento, de 2022, mostra que o poder aquisitivo delas é maior: gastam mais para viajar bem, ficam mais tempo nos destinos e pagam mais por quarto sozinha. Também apurou que, entre essas viajantes 50+, 65% são viúvas, divorciadas ou solteiras, e que 75% viajam mais de duas vezes por ano.

Em 2023, mulheres com mais de 50 anos representam mais de US$ 15 trilhões em poder de compra, de acordo com um estudo recente realizado nos EUA pelo Coca-Cola Group e Mass Mutual.

“Ao viajar sozinha você escolher seu roteiro, quanto tempo quer gastar nos lugares, sem ter que agradar a alguém, como acontece quando estamos acompanhadas. Mas muitos lugares não estão preparados, e até acessíveis, para um público mais velho que quer explorar só”, conta Andrea Miramontes.

O estudo canadense “The Influence and Affluence of Solo Women 50+ in Travel”, entrevistou mais de 1.000 mulheres viajantes  com 55 anos ou mais, e descobriu que 70% delas acham que a indústria de viagens não entende as necessidades de mulheres com mais de 50 anos.

“É urgente que a indústria do turismo e os destinos estejam prontos para receber essas turistas, ao facilitar reservas solo e deixar passeios acessíveis, pois elas estão prontas para celebrar a vida em grande estilo”, reflete Andrea. 

Público 50+ só cresce no Brasil

Segundo as Projeções de População do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2023, o Brasil tem cerca de 58,5 milhões de pessoas com 50 anos ou mais de idade, sendo 31,8 milhões de mulheres. 

No geral, em 2023, a população com 60 anos ou mais representa 15,6% do total da população do País e cerca de 18,8 milhões de mulheres nessa faixa etária. 

Em 2060, a projeção é de que pessoas com mais de 60 cheguem a 40,9 milhões. 

* Andrea Miramontes é jornalista de viagens há 23 anos e influenciadora na plataforma @ladobviagem
Foto: Ilustrativa/Internet

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