Você já sabe como identificar a origem do carro que tem placa do Mercosul?
Com aplicativos é possível desmistificar a origem dos carros que circulam nas ruas. Em Foz do Iguaçu temos milhares de carros circulando e nem mesmo sabemos como procurar, caso seja necessário investigar ou procurar pelos donos deles.
Atualmente, no Brasil, as placas dos veículos estão integradas às dos automóveis originários dos países pertencentes ao Mercosul. A medida, na verdade, foi lentamente implementada em todos os países membros do bloco desde 2016, com o objetivo de estabelecer um padrão para as placas de identificação. Isso deveria facilitar a segurança no trânsito e circulação nos países vizinhos.
Dito isso, as placas antigas do país passaram por mudanças significativas. Antigamente, uma das informações que constava nas placas era justamente a cidade e o estado de onde ele vinha, o que facilitava bastante a identificação. Esse dado mudou em 2018, quando criou-se um sistema novo de Placas de Identificação de Veículos (PIV), o que fez com que a informação fosse descartada dos novos modelos.
Houve também algumas alterações no design, como na cor, que antes era completamente cinza, mas que passou a ser branca com uma faixa azul, indicando o país de origem e uma bandeira ao lado. Também houve mudanças na numeração. Antes, o padrão era composto por três letras e quatro números (LLL-NNNN), mas, agora, passou a ser quatro letras e três números (LLL-NLNN).
Como descobrir?
Para realizar o reconhecimento das placas tanto do Brasil quanto de qualquer outro país, desde que seja padrão Mercosul, basta utilizar um aplicativo do Governo Federal chamado Sinesp Cidadão (Android: https://bityli.com/sRxV1 ou iOS: https://bityli.com/dT3wJ).
Basicamente, é um aplicativo vinculado às Informações de Segurança Pública e à Placa de Identificação Veicular (PIV), concedendo acesso às informações totais de um veículo. Para identificar a origem do automóvel, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Baixe o app e acesse-o com seu registro do Gov.br;
- Em seguida, é só pesquisar o número da placa na busca.
Publicado em Pronatec.