Quem é Daniela Carneiro, a nova ministra do Turismo do Brasil
Professora do ensino fundamental, foi a deputada mais votada no Rio de Janeiro e nomeada ministra pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar da deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e nova ministra do Turismo ter mais experiência com a educação do que com a formulação de políticas a cargo da pasta que comandará, ela declarou em suas nas redes sociais, que se sente honrada com a indicação para o ministério. “Aceito essa missão com muito entusiasmo. Não faltará empenho, dedicação e garra. A pasta do turismo é essencial para o nosso país e para a nossa economia. Temos um grande desafio pela frente!”.
Ela é professora de ensino fundamental, integrante dos quadros da Secretaria Municipal de Educação da capital fluminense. Foi secretária municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Daniela Carneiro se elegeu com 213.706 votos em outubro passado e a explicação para o número de votos, foi o trabalho que desenvolveu na prefeitura da cidade da região metropolitana do Rio. Daniela foi o representante fluminense na Câmara de maior votação em 2022 – batendo até mesmo o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde e nome de destaque do bolsonarismo, que recebeu 205.324 votos.
Casada com o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho, presidente do diretório estadual do União Brasil no Rio. Prefeito da sexta maior cidade do Rio desde 2017, após ser eleito em 2016, Waguinho é evangélico, tido como influente no eleitorado religioso e da Baixada Fluminense.