Você sabia que sul coreanos tem três idades?
O povo sul-coreanos possui três idades: uma “internacional”, uma “coreana” e uma “do calendário”.
Mas agora o parlamento da Corea do Sul quer unificar para que os coreanos passam a ter apenas uma idade e com isso, em alguns caso, a pessoa poderá ficar um ou dois anos mais jovem. A nova lei aprovada deve começar a vigorar a partir de junho de 2023 e todos os documentos oficiais devem usar o padrão “idade internacional”.
A lei já foi aprovada e desta forma vai padronizar a maneira de calcular a idade das pessoas no país, pois atualmente os coreanos tem uma idade “internacional”, uma “coreana” e uma “do calendário”.
Idade internacional – Esta idade refere-se ao número de anos desde que a pessoa nasceu e começa em zero – o mesmo sistema usado na maioria dos outros países.
Idade coreana – Modelo da própria Coreia do Sul em que a pessoa já nasce com um ano de idade e ainda ganha mais um ano todo dia 1° de janeiro. Essa idade pode ser um ou até dois anos mais velha que sua “idade internacional”.
Idade do calendário – Usada em algumas circunstâncias pelos sul-coreanos, que nada mais é do que uma uma espécie de mistura entre a idade internacional e a coreana, que considera os bebês como zero anos no dia em que nascem e adiciona um ano a sua idade a cada 1º de janeiro.
Veja um exemplo, o cantor de “Gangnam Style”, Psy é nascido em 31 de dezembro de 1977, ele é considerado 44 anos pela idade internacional; 45 anos por ano civil; e 46 pela idade coreana.
Mas a maioria dos sul-coreanos usam a idade coreana, que tem suas raízes na China, na vida cotidiana e nos cenários sociais, enquanto a idade internacional é mais usada para questões legais e oficiais.
Agora, a tarefa é dos governos estaduais e locais é incentivar os cidadãos a usar sua ‘idade internacional’ e realizar a promoção necessária para isso.
Publicação: CNN Brasil
Foto: Internet