Camara municipal de foz do iguaçu

Você sabe o que fazer ao encontrar um ovo ou filhote de ave?

Essa é uma dúvida super comum! Então, como hoje é o início da primavera, estação famosa pela reprodução das aves. Este post explicativo é do Parque das Aves e veja as dicas para não se errar quando é encontrado um filhote.

– Lugar de ovo é no ninho! Por isso, se encontrar um ovo, não manuseie nem interfira.
O ninho está em um local onde corre o risco de ser pisoteado ou predado por animais? Acione o órgão ambiental da sua cidade!
– No caso dos filhotes: antes de resgatar, entenda se o animal realmente precisa de ajuda.
Por exemplo: a ave está ferida ou debilitada (apresenta tremores, sangramentos ou asas caídas)? Então, chame o órgão ambiental responsável!
– Agora, se você viu um filhote saudável caído no chão, siga esses passos:
1 – Repare: o filhote já tem penas? Se sim, confira se ele não está apenas explorando o ambiente enquanto aprende a voar! Se for o caso, observe a distância e deixe a natureza seguir seu curso!
2 – No entanto, se o filhote realmente caiu do ninho, afaste possíveis predadores (como cães e gatos) e procure pelo ninho nas proximidades.
Com delicadeza, devolva o animal ao ninho ou coloque-o em um local seguro contra predadores, sempre perto de onde o encontrou (é ali que os pais irão procurá-lo).
3 – Depois, observe se os pais retornam ao local. Lembre-se: ninguém, por mais bem-intencionado e qualificado que seja, cuida melhor dos filhotes que seus próprios pais
Então, há duas possibilidades:
➡️ Eles voltaram? Missão cumprida: a ave está a salvo!
➡️ O ninho realmente foi abandonado? Acione o órgão ambiental.
Colocando essas dicas em prática, você ajuda as aves da maneira correta e salva muitas vidas durante a primavera.

Saiba mais em nosso blog: https://tinyurl.com/ajudeumfilhote

Se você mora em Foz do Iguaçu:
Para solicitar resgate de animais feridos, acione o Escritório Regional de Foz do Iguaçu (ERFOZ/IAT) pelo telefone (45) 3524-4234 ou pelo Whatsapp (41) 9554-0806.
Para reportar crime ambiental e maus-tratos a animais silvestres, contate a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (45) 3529-8972.
Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *