Trilha da Mulher capacita mais de 30 empreendedoras em Foz do Iguaçu
Foram oito encontros promovidos pela Central do Empreendedor em parceria com o Sebrae-PR
A Central do Empreendedor em parceria com o Sebrae-PR encerrou na quarta-feira (14) a série de encontros presenciais exclusivos para mulheres. A Trilha da Mulher capacitou, entre julho e setembro, 30 empreendedoras que comandam micro e pequenas empresas instaladas em todas as regiões de Foz do Iguaçu.
Nos oito encontros foram debatidos temas como a inteligência emocional, comportamento empreendedor, marketing digital, uso do Canvas, gestão de pessoas, gestão financeira, desafios da liderança, planejamento e vendas. Dados da Secretaria da Fazenda apontam que 45% das empresas de Foz do Iguaçu são comandadas por mulheres.
“Apoiar essas empreendedoras além de promover o desenvolvimento da economia local vai diversificar ainda mais o ambiente de negócios na nossa cidade. Para a maioria das participantes esses encontros trouxeram muitas novidades. Tenho a convicção que a proposta da Trilha da Mulher foi alcançada. Com o encerramento foi possível compartilhar a maturidade empreendedora adquirida e com certeza vai ser um diferencial na vida dessas mulheres”, disse Joice Lídia da Silva, Coordenadora da Central do Empreendedor.
Depoimentos
“Participei da trilha desde o início e posso afirmar que esse projeto veio para direcionar as empreendedoras na gestão e sucesso de seus negócios. Nos posicionou como empresárias, com uma visão do macro e com um conceito inclusivo para todos os portes de empresa”, afirma Edilene Batista Silveira, microempreendedora.
Angela Aparecida Gomes disse que o projeto Trilha da Mulher a ajudou na gerência dos empreendimentos. “Iniciei a trilha no quarto encontro e foi algo incrível pra mim. Tinha muita dificuldade de falar em grupo, até mesmo de apresentar meu produto. Participando do evento com o grupo de mulheres, me senti muito acolhida e passei a trabalhar os meus medos e timidez”, disse a microempreendedora.
Com assessoria