DC-3 da Varig ‘volta à vida’ em bela miniatura com luzes e motores
Pouco mais de dois anos atrás, em janeiro de 2020, ganhou destaque a demonstração de desrespeito e irresponsabilidade para com a história da aviação brasileira e mundial, quando o clássico avião Douglas DC-3 de matrícula PP-VBF, que pertenceu à VARIG e até ao famoso Howard Hughes, foi destruído dentro da área restrita do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão.
Fotos feitas por pessoas que trabalhavam no local circularam rapidamente pelas redes sociais e em grupos de Whatsapp, provocando grande revolta entre aqueles que gostam da aviação, tendo-a ou não como sua fonte de renda. Na ocasião, o AEROIN recebeu dezenas de mensagens pedindo por uma busca pelas razões que levaram a isso, e não à preservação da aeronave.
Embora o triste fato tenha apagado parte relevante da história da aviação, a partir de agora ao menos a memória do PP-VBF será mantida, através de uma bonita miniatura, com luzes e conjunto motopropulsor funcionais, que ficará em um lugar muito especial.
Conforme reporta Rubem Oscar Bürgel, do projeto VARIGVIVE, e mostra em vídeo e imagens, o lendário Douglas DC-3 está de volta.
“VARIGVIVE adquiriu um modelo de tamanho menor, batizou-o como VICTOR BRAVO FOX, deu-lhe vida, instalando luzes e motores para girar suas hélices. Desta forma, receberá a justa homenagem e irá se tornar uma estrelinha permanente nos céus da Serra Gaúcha.
A cópia desta clássica aeronave estará exposta no 1° Fórum de Aviação na Serra Gaúcha, em Nova Petrópolis-RS, em 23 de outubro”.
Publicado no Airoin.