A mudança de hábitos na alimentação durante a pandemia
Hoje (13) se comemora o Dia do Chef de Cozinha e perguntamos ao chef Tyales Veiga (Foz do Iguaçu) qual foi o comportamento alimentar das pessoas durante a pandemia.
A pandemia influenciou totalmente o cotidiano dos brasileiros, não importando o setor profissional. Milhões de pessoas ficaram desempregadas com o fechamento de empresas ou redução do quadro de funcionários.
Com a necessidade do isolamento social, todos precisaram inovar na forma de compartilhar momentos, e com isso surgiram novos hábitos. Muita gente passou a cozinhar em casa, seja por hobby, por necessidade.
Segundo pesquisa realizada pela Fispal Food Service, em parceria com a FGV Jr, 61% dos brasileiros passaram a fazer suas próprias refeições e 50% pretendem manter o hábito após o fim da pandemia.
Os hábitos alimentares também mudaram e as pessoas passaram a consumir mais vegetais e legumes, segundo chef Tyales. “O desafio foi criar experiências gastronômicas e sociais mais calorosas e sem contato. As pessoas repensarem no consumo de proteína e também estão em busca de alimentações mais equilibradas e saudáveis”, contaTyales.
O chef diz que os vegetais ganham mais visibilidade e os preparos feitos com plantas vieram como uma forte tendência nos restaurantes que buscam atender um público mais plural.
“A palavra da moda agora é imunidade. As pessoas estão querendo manter a saúde em dia e evitar ao máximo o contato com o vírus, então querem alimentos que ajudem a manter o corpo mais resistente as doenças”, pontua.
Na lista dos ingredientes mais procurados pelas pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida através da alimentação, vem o açafrão, zinco, gengibre, chá verde e alimentos fermentados, como kimchi e kombucha.
Estes alimentos ganharam destaque e muitas pessoas passaram a produzir comidas com esta proposta, como forma de sustentar a família.
“Nos restaurantes, ingredientes como estes, antes enfrentavam um pouco mais de resistência do público, mas agora ganharam espaço nas receitas”, comenta Tyales.
Tyales Veiga presenteia os leitores com a receita de uma alimento muito bem produzido e recomentado para aumentar a imunidade e ficar mais resistentes para as doenças virais.
Quinoa com Vegetais
Esta é uma versão do Arroz Chaufa peruana, refeição muito saborosa, sem carne e o arroz foi substituído por quinoa.
“Os grãos cozidos são misturados com ovos batidos e fritos, brócolis e um refogado que leva alho, gengibre, alho-poró, pimentão e temperos. Fica delicioso e muito nutritivo”.
Ingredientes
150 gramas de mix quinoa bem lavada
3 ovos batidos
4 dentes de alho picados
Sal e azeite a gosto
10 gramas de gengibre em cubos
1 punhado de alho-poró cortado em tiras
1 pimentão amarelo (ou vermelho) em cubos
200 gramas de brócolis
01 colher de sopa de óleo de gergelim
Modo de preparo
Cozinhe a quinoa em uma panela com água por cerca de 10 minutos. Reserve.
Em uma frigideira, frite os ovos batidos (como se fosse uma omelete), deixando dourar os dois lados. Pique a omelete e reserve. Ainda na frigideira, toste os de brócolis com sal e reserve.
Esquente o azeite e refogue o alho e o gengibre até dourarem. Adicione o alho-poró, o pimentão, o óleo de gergelim, misture e tempere com sal. Acrescente os brócolis, os ovos, a quinoa, misture e transfira para um recipiente.
Agora é só servir e bom apetite!!!
Que é Tyales Veiga?
Sou um profissional construído com base no trabalho, tradição e sempre de olho na modernidade, amante do detalhe e da boa comida, dedicado ao trabalho e estudos. As viagens alimentaram-me de cultura, sabedoria e vontade de aprender mais. Sou entusiasta da Arte de Bem Servir e amo meu trabalho.
Texto: Silvana Canal Marketing & Assessorias
Fotos: Arquivo pessoal
Show muito importante para pessoas como eu ,que não tem nenhuma habilidade em cozinhar porém admiro muito quem tem e cheff Tyales é um deles, comida rápida e fácil de preparar vou tentar executar obrigado ao cheff Tyales e ao canal .
OBRIGADA!