Um giro pelas noticias do turismo & eventos

Pedágio – Preço do pedágio rodoviário do Paraná vai ter reajuste de 30% e aumento deve acontecer até dia 18 de dezembro. De acordo com a concessionária até o fim de agosto o repasse atingiu 92 milhões de reais e outros 28 milhões devem ser quitados nos próximos dias. Hoje o valor do pedágio para veículos de passeio na praça em São Miguel do Iguaçu é de 11,90, em Céu Azul custa 9,00 em Cascavel, Laranjeiras e Candói 9,80. A reação dos motoristas é de espanto. Quase ninguém esperava o fim deste desconto. E ainda pode vir novo aumento por aí ainda em dezembro. É o reajuste anual que normalmente é feito neste mês. Mas a concessionária não divulgou de quanto será este aumento e nem a data exata de quando isso vai acontecer. (CATV).

Cataratas – O restaurante das Cataratas, o Porto Canoas, localizado no final da Trilha das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, será reaberto para os visitantes, com todos os cuidados e protocolos necessários, na sexta-feira, 18 de dezembro, com funcionamento das 12h às 16h. A casa retornará com seu tradicional bufê da gastronomia brasileira, que encanta visitantes do mundo, com destaque para os sabores e os sentidos que o local proporciona. O restaurante foi fechado em março de 2020, retomando o funcionamento neste final do ano com uma série de medidas de proteção, seguindo todos os protocolos necessários para garantir uma ótima experiência gastronômica nestes tempos de covid-19. Mais informações dos procedimentos de funcionamento do restaurante e do parque no nosso blog: cataratasdoiguacu.com.br/blog

Gratidão – O Complexo Dreams Park Show lançou uma campanha especial de agradecimento aos moradores de Foz do Iguaçu, a Semana da Gratidão. Até dia 20 de dezembro, os iguaçuenses pagam R$ 20 no Passaporte para quatro atrativos: Dreamland Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros e Dreams Motor Show. Para receber o benefício, o morador de Foz deve se cadastrar pelo link bit.ly/semana-moradoresdreams e, no dia da visitação agendada, apresentar um comprovante de residência e um documento pessoal com foto. Todos os maiores de 18 anos deverão apresentar comprovante de residência nominal. Os ingressos podem ser adquiridos tanto na bilheteria do complexo quanto na loja virtual dreamsparkshow.com.br/loja. 

Visitação – Turistas americanos começam a visitar os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, estão hospedados em hotéis e frequentando os restaurantes. Não é ainda um número avassalador, mas mostra que a cidade está realmente bem posicionada nos cuidados contra a pandemia, ao menos nos locais de visitação, nos hotéis e restaurantes. Quando marcam uma reserva num restaurante, por exemplo, os americanos já perguntam quais são os cuidados adotados, se há lotação, se podem ficar sossegados em relação à pandemia. (Leia + no H2Foz).

Funcionamento – O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, está atendendo de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, com todos os cuidados e protocolos de proteção necessários, nesta fase especial de funcionamento. Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. E como neste momento o parque está com limitação de 525 pessoas por hora, o visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas. Não há restrição de idade para realizar o passeio. Cuidados redobradosDiariamente, o parque passa por um minucioso trabalho de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. O parque faz o controle individual de acesso de todas as pessoas que visitam a unidade de conservação com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes. (AI Cataratas SA)

Pandemia – A liberação das praias em Santa Catarina está sendo considerada pela Secretaria de Estado da Saúde, após novo final de semana com grande movimento. Mesmo com o decreto estadual que proíbe a permanência das pessoas nas praias continuar em vigor, o governo deverá estabelecer regras para os frequentadores. A partir do posicionamento do secretário André Motta Ribeiro, as regras não divulgadas oficialmente devem incluir o uso de máscaras e o distanciamento entre os guarda-sóis na faixa de areia. Segundo ele, as medidas sanitárias devem seguir o padrão adotado pelo governo do estado. Para o governo estadual, com as praias liberadas e regras viáveis e fiscalizações, faz mais sentido do que manter a proibição e as pessoas desrespeitarem. Detalhes como a responsabilidade pelas fiscalizações e a abordagem ainda serão definidas. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) deverá se pronunciar sobre as regras nesta terça-feira, 15.

Pandemia II – em evidente da classe nas duas últimas décadas, mas que em momentos de crise como esse exige ainda maior atenção. Desta vez um grupo independente de profissionais está chamando atenção para o que chamam de “desprestígio de resorts e hotéis nacionais”. No total, são 73 empresas juntas pela causa. (Panrotas)

Locadoras de carro – Consumidores estão encontrando dificuldade para alugar carros nas últimas semanas. Faltam veículos ou só estão disponíveis aqueles com alta quilometragem, e há fila de espera. A associação que representa as locadoras confirma que aguarda a chegada de veículos 0 km das montadoras, e que hoje o déficit é de ao menos 100 mil veículos em todo o país. As fabricantes afirmam que a produção foi prejudicada por causa da paralisação obrigatória no começo da pandemia do coronavírus. (Uol Economia)

Aéreo – Alguns passageiros que viajaram com a Latam nas últimas semanas para a Argentina enfrentaram problemas e gastos não planejados para embarcar. Os problemas foram desde diferenças na interpretação das normas para entrar no país vizinho durante a pandemia de covid-19 até supostos erros nas informações transmitidas por atendentes da companhia aérea. A Argentina reabriu as fronteiras para turistas de países limítrofes, entre eles o Brasil, desde o dia 30 de outubro. Mas, até a última terça-feira (8), não havia unificação entre as exigências do governo argentino e os requisitos indicados no site da Latam para a entrada no país. (Uol Economia)

Natal em Foz – Uma das principais vias da história de Foz do Iguaçu este ano será palco do I Festival de Natal da Avenida Brasil. A programação, que começou na última segunda-feira (07), prevê apresentações artísticas e culturais, gastronomia típica da região e abertura do comércio local até às 21h, possibilitando a moradores e turistas fazer compras no período noturno. O I Festival de Natal da Avenida Brasil acontece paralelamente ao Natal de Foz do Iguaçu com decoração especial que foi lançada oficialmente às 19h do sábado (12) em uma live comandada pelo prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna e o Natal de Luzes da binacional, que acontece na Catedral de Guadalupe na Vila A. (GDIA)

Campanha comercial – A CVC lançou sua campanha comercial de final de ano com destaque para sensações e emoções que envolvem uma viagem e reforçando o compromisso de proporcionar experiências “com toda a assistência e cuidados”, com equipes de atendimento em todo o Brasil. A operadora retorna à mídia, portanto reforçando as sensações que o ato de viajar oferece e reiterando o desejo de que 2021 seja diferente. A CVC também prepara, para os próximos dias, o lançamento de uma seleção de produtos e experiências chamadas de “Travel Boutique”, para atender a demanda de clientes que costumam viajar anualmente para o exterior, com indicação de roteiros em hotéis de luxo dentro do Brasil, que também contam com serviços e experiências de viagens privativas. (M&E)

M&E – Todas as semanas o canal do YouTube do MERCADO & EVENTOS traz novos vídeos com entrevistas exclusivas e de relevância para o trade. São conteúdos produzidos pela equipe de redação do M&E com o objetivo – neste momento – de dar suporte aos profissionais do Turismo com informações importantes durante a atual crise. Ao se inscrever, você recebe notificações a cada novo vídeo que vai ao ar. Nesta quarta-feira (16), Alexandre Cavalcanti e Simoni de Sá, da American Airlines, falarão sobre as estratégias e ações da companhia durante a pandemia, além da volta gradual da oferta, como a retomada das operações no Rio de Janeiro.  A transmissão terá início às 16 horas (de Brasília) e poderá ser acessada no canal do YouTube do M&E ou pelo Facebook. A entrevista será conduzida pelo diretor de Redação do M&E, Anderson Masetto, pela web editor, Pedro Menezes, e pelo editor chefe, Igor Regis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *