Fampress desvenda os atrativos turísticos do Uruguai
O press trip, formado por 9 jornalistas da região Oeste do Paraná que viajaram a convite da Pluna e Destino Iguaçu, também passou pelo Hotel Conrad Resort & Casino. Famoso pela visitação de grandes estrelas e empresários de grande potencial econômico, o Conrad exibe muito luxo através dos carpetes, lustras de cristais, obras de artes de renomados artistas, grandes eventos e pelas magníficas máquinas de jogos e suítes onde artistas como Roberto Carlos, Hebe Camargo, George Cloone, Rick Martin, Lise Minelli e tantos outros já se hospedaram.
A localização de Punta del Leste possui costas e praias para todas as preferências. O balneário é um mundo de contenção para o ímpeto da arrebentação oceânica, o que possibilita a existência de dois tipos de costa: Brava e Calma. Isto estabelece o limite entre o que é o fim do Rio da Prata e o começo do Ocêano Atlântico.
Todas as praias da península são públicas e é preciso salientar certas características tem praias de águas cristalinas e transparentes, excelentes para o banho e a prática de esportes. Tem outras com mar calmo e outras com grandes ondas, de areia branca e fina, ou de areia dourada e grossa. Ficamos hospedados no Golden Beach resort & Spa, hotel econômico, porém está bem próximo dos bares, restaurantes e das praias.
Casapueblo, mistura que desperta curiosidade
O Casapueblo foi ou está sendo construída pelo artista plástico uruguaio, Carlos Páez Vilaró. O local é uma mistura de restaurante, cafeteria, hotel e ateliê de Vilaró. Além de toda a cultura mundial que se encontra dentro do prédio, que equivalente a 12 andares, Casapueblo tem o mais bonito pôr-do-sol que se pode ser visto.
A guia de turismo, Mirtha Pose nos contou que Vinícius de Moraes se inspirou na construção de Vilaró para escrever a letra da música “A Casa”. Branca e arredondada, a Casapueblo vale uma visita pelas formas inusitadas e pela vista deslumbrante. O nome de brasileiros como Roberto Carlos, Jorge Amado e Vinicius de Morais estão lá e uma das ruas dentro do complexo ganhou o nome de Rua do Pelé , e mais, a guia nos revelou que Vilaró tinha grande amizade por todos eles.
Esse obra arquitetônica nada convencional está localizada em Punta Ballena, há 15 km do centro de Punta del Este e o artista começou a construir em 1958, a partir de um cômodo feito de latas. Mais tarde foi revestido com ripas de madeiras que vinham de navios naufragados e até hoje continua a inventar estilos.
A brasileira mais Uruguai
Durante a viagem que fizemos para o Uruguai, a convite da Pluna, em parceria com o Destino Iguaçu, o grupo de jornalista teve uma grata satisfação ao ser guiado por uma brasileira que já tem o sangue uruguaio correndo nas veias. Mirtha Pose nasceu no Rio de janeiro, mas desde criança vive no Uruguai e depois de se formar em jornalismo, resolveu ser guia de turismo.
Bom para os visitantes que se encantam com a forma inteligente que conduz o grupo, transformando a viagem ainda mais encantadora. O que mais impressiona, é que Mirtha conhece tudo sobre o País que mora e fala com tanta paixão que chega gerar um certo ciúme, por ela estar lá e não aqui no Brasil.
Apesar de estar vivendo no Uruguai, Mirtha conhece muito do Brasil, faz comparativos entre os dois países e a cada pouco introduz uma música brasileira nas informações que repassa para os jornalistas convidados.
Na despedida, Mirtha canta a música “É Preciso Saber Viver”, composição de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, cantada por diversos grupos musicais do Brasil.
Motorista com nome de aristocrata português-espanhol
Juan Martin Rodrigues Rodrigues Alves, motorista da TransHotel que acompanhou o grupo de jornalistas desde a chegada até a saída do Uruguai. Martin, como gosta de ser chamado, também fala com paixão do Uruguai. Não é para menos, as três cidades que visitamos: Colônia de Sacramento, Montevidéu e Punta de Leste impressionam pelas ruas limpas, a tranqüilidade do trânsito – os carros param para o pedestre atravessar – a educação das pessoas, mas principalmente pelas construções com arquitetura que representam séculos passados e culturas dos portugueses, espanhóis e, atualmente, mesclada por várias outras etnias.
O Uruguai vem de uma grave crise econômica, porém hoje parece que os conterrâneos já não lembram mais, pois oferecem uma qualidade de vida que aos poucos está ficando cada vez melhor. Porém existe uma preocupação, além da desvalorização da moeda, o país está ficando com pouca mão de obra jovem.
Além dos uruguaios, centenas de casais ou empresários que buscam o sossego e que já se aposentaram, estão escolhendo o Uruguai para viver, motivados pelo clima frio, a economia, a cultura e por estarem próximos de grandes centros, como São Paulo, Santiago del Chile, ou Buenos Aires.
Show de Candobe nos remete ao Brasil
Os jornalistas foram convidados pela casa El Milongón para assistir ao show de músicas gauchescas, candombe, tango e tudo acompanhado por interpretações dos atores, bailarinos e cantores e o local tem influências afro e espanhola. El Milongón está localizado na capital, Montevidéu.
O Candombe é um ritmo proveniente da África, e tem sido parte importante da cultura uruguaia por mais de 200 anos. O ritmo chegou ao Uruguai graças aos escravos – levados da África -, e continua sendo ouvido nas ruas, nos becos e nos carnavais deste país encantador.
O tango, estilo de música que desperta uma leve disputa entre Uruguai e Argentina, é muito bem interpretada por casais de dançarinos e pela dupla de cantores, a guia de turismo, Mirtha Pose disse que ao contrário do que todos conhece, a música La Comparcita foi composta pelo uruguaio Gerardo Mattos Rodríguez em 1017, considerada a mais famosa composição e com maior quantidade de gravações no mundo.
El Milongón e a música candombe fazem os brasileiros, que estão assistindo ao show, pular de suas cadeiras e sair sambando como se tivesse no Rio de Janeiro, Salvador ou nas rodas de samba.
Um pouco da Historio do Uruguai
Em primeiro lugar é bom ressaltar que o Uruguai está investindo na divulgação do turismo, seja sol e mar, turismo rural, turismo do vinho, histórico, cultural, com a estratégia Uruguai Natural. É um país localizado na parte sudeste da América do Sul e possui cerca de casa de cerca de 3,3 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu e sua área metropolitana. De acordo com uma estimativa, entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente de Europeus.
A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.
A Colonia del Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos Portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se possessão espanhola. Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O Uruguai conquistou sua independência entre 1810 e 1828 após uma guerra entre Espanha, Argentina e Brasil. O país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo.
A economia é baseada principalmente na agricultura (que compõe 10% do PIB e a maior parte das exportações) e no setor estatal. Segundo a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o país menos corrupto da América Latina (junto com o Chile), com condições políticas e de trabalho entre as mais livres do continente.
O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina, com um PIB per capita elevado e o 50º maior Índice de Desenvolvimento Humano do mundo. Foi o primeiro país latino-americano a legalizar a união civil entre pessoas homossexuais a nível nacional, no ano de 2007.