Paraná consolida turismo religioso como um dos principais segmentos turísticos do estado

Com 494 atrativos catalogados, setor é o terceiro com maior oferta e ganha destaque no 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Foz do Iguaçu

A fé e a espiritualidade estão impulsionando o turismo no Paraná. Com 494 atrativos religiosos distribuídos por todas as regiões do estado, o segmento já é o terceiro com maior oferta, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo, conforme dados divulgados durante o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado em Foz do Iguaçu.

O levantamento foi apresentado pela Secretaria de Turismo do Paraná (SETU-PR) em parceria com o Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso. Entre os destaques estão Foz do Iguaçu, com mais de 450 locais de culto; Itaipulândia, que recebeu 90 mil fiéis em 2024 — um aumento de 124% em relação a 2019; e Lunardelli, que atrai cerca de 400 mil visitantes por ano, mesmo com apenas 5 mil habitantes.

“Estamos mapeando toda a oferta turística do Paraná e promovendo qualificação e promoção dos destinos religiosos. O fórum fortalece essa estratégia”, afirmou Eliseu Rocha, coordenador do Comitê.

Nesta quinta-feira (10), o evento encerra com palestras, painéis e rodadas de negócios na Catedral de Foz do Iguaçu, além de visita guiada e show gratuito da banda Rosa de Saron no Gramadão da Vila A. A entrada é livre, com sugestão de doação de alimentos para o programa Mesa Brasil.

Entre os temas debatidos estão turismo halal, missões jesuíticas, experiências em templos e santuários, além de pitchs sobre inovações no setor. A iniciativa tem apoio da Mesquita Omar Ibn Al Khattab, da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Fundo Iguaçu e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

O Fórum é uma das principais ações de valorização do turismo religioso no estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, geração de renda e fortalecimento da identidade cultural paranaense.

Com Assessoria
Foto: Rafael Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *